quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ferrovia Canadian Pacific denuncia campanha de concorrentes contra sua tentativa de comprar a Norfolk-Southern

         A ferrovia Canadian Pacific enviou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos uma solicitação para que fosse investigada ação que a companhia classificou como “campanha coletiva” por parte de suas concorrentes diretas da chamada Class I, as quais, de acordo com a CP, vêm tentando impedir a sua tentativa de adquirir a Norfolk Southern, quarta maior transportadora no mercado ferroviário norte-americano.
          A iniciativa da Canadian Pacific de envolver investigadores no processo de compra colocou os envolvidos na operação em uma batalha que se tornou extremamente pública entre a canadense Norfolk Southern e as outras grandes ferrovias do continente norte-americano.
          De acordo com a CP, seu pedido ao Departamento de Justiça é “lamentável, porém foi culminado pela ação sem precedentes realizada pelos principais concorrentes, os quais se organizaram para impedira a entrada da nova empresa que viria a engrossar a concorrência no mercado americano, e que merece a atenção das autoridades antitruste”.
          A ferrovia canadense fez a sua primeira proposta com intenção de compra da Norfolk Southern em novembro, à qual a NS, empresa com sede em Vancouver, recusou repetidamente. Outras ferrovias, entre elas a BSNF, Union Pacific e CSX, também se manifestaram na mídia contra a possível combinação entre CP e a NS.
          “Estamos extremamente preocupados com que essas ações impeditivas estejam sendo dirigidas com o propósito de restringir o mercado e violar a Seção I do Ato de Sherman (regulação antitruste americana), e não por outro propósito legítimo que venha a beneficiar ou incrementar a competição da indústria ferroviária nos Estados Unidos”, defendeu o advogado da CP, Matthew J. Reilly, em carta para o chefe da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça americano.
           O advogado disse ainda que a reação das outras ferrovias à proposta da CP “ilustra a dimensão do temor que essas outras ferrovias sentem diante da possibilidade de que a fusão entre a CP e a Norfolk Southern venha a intensificar a competição no mercado de ferrovias”.
          “Elas estão preocupadas — e não sem razão — com que a proposta de compra da Norfolk Southern venha a acirrar a competitividade no mercado: com a combinação da eficiência das duas empresas, redução de custos e aumento das vantagens competitivas, a união das empresas resultaria em uma companhia muito melhor posicionada competitivamente, além de gerar melhoria na qualidade dos serviços e criar justamente o ambiente competitivo que as concorrentes da CP tanto temem”, completou o advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário