quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Economia da Austrália está em transição, se afastando das commodities

         A economia da Austrália está "claramente" em transição, se afastando das commodities, e é ágil o suficiente para se adaptar à mudança nas perspectivas globais, afirmou o ministro de Finanças do país, Mathias Cormann, em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
         À medida que os preços das commodities caem, "estabilizadores automáticos" entram em ação, disse Cormann. O dólar australiano vem se desvalorizando, o que torna algumas partes da economia mais competitivas, destacou o ministro.
         O governo, por sua vez, está promovendo reformas fiscais, desregulamentações, livre comércio e projetos de infraestrutura que vão ajudar a tornar a economia mais competitiva no cenário internacional, segundo Cormann.
         Perguntado se foi um erro a Austrália se aproximar tanto da China, o ministro respondeu que não e afirmou que "a China vai continuar sendo muito importante". Na opinião de Cormann, o crescimento de 6,9% da economia chinesa em 2015 "pelos padrões internacionais ainda é muito forte".
         O ministro acrescentou ainda que o governo australiano entende o que a China está tentando alcançar ao tentar transformar sua economia e comentou que a Austrália quer aproveitar as oportunidades que surgirem nesse contexto. (imagem:  Centro da cidade de Sydney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário