segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dólar avança em relação a moedas de países emergentes, mas recua ante o iene e o euro

         O dólar avançou nessa segunda-feira (25) em relação a várias moedas emergentes e ligadas  commodities, em meio à retomada da queda do petróleo, cujos preços haviam acumulado fortes ganhos nas duas últimas sessões da semana passada. Ao mesmo tempo, a moeda norte-americana perdeu terreno para o iene japonês, considerado um ativo mais seguro em momentos de incerteza, e para o euro, que na semana passada registrou perdas significativas após o Banco Central Europeu (BCE) sinalizar que pretende ampliar sua política de relaxamento monetário, talvez já na reunião de março.
         Às 8h29min (de Brasília) de hoje, o dólar recuava a 118,43 ienes, de 118,78 ienes no fim da tarde de sexta-feira, enquanto o euro avançava a US$ 1,0814, de US$ 1,0801. A divisa dos Estados Unidos, no entanto, se valorizava ante o rublo russo, a lira turca, o rand sul-africano, e a rupia indiana, e também em relação a moedas influenciadas por commodities, caso dos dólares da Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
        O rublo, particularmente, foi pressionado pela volta da fraqueza do petróleo e por dados que mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia sofreu contração de 3,7% em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário