segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ford Motors encerra operações no Japão e na Indonésia

         A Ford Motors Co. decidiu encerrar todas as operações na Indonésia e no Japão até o fim deste ano por não esperar atingir lucratividade sustentável nos dois mercados. O anúncio foi feito por Karen Hampton, porta-voz da segunda maior montadora dos Estados Unidos, que tem 0,1% de participação de mercado no Japão e 0,6% na Indonésia. Ela adiantou que todos os escritórios e concessionárias serão fechados nesses países.
         A decisão da Ford destacou a dificuldade que as fabricantes de veículos têm para entrar em grandes mercados da Ásia dominados por companhias japonesas, como a Toyota. No Japão, marcas domésticas correspondem a mais de 90% do mercado de veículos novos. A Ford atuou por mais de quatro décadas no Japão e vendeu 5 mil unidades no país no ano passado.
         A também norte-americana General Motors fechou no ano passado sua fábrica na Indonésia e mudou de estratégia ao se unir com a chinesa SAIC Motor para montar e vender minivans no país. A região da Ásia e do Pacífico continuará sendo importante para a Ford, que vende cerca de 6 milhões de veículos por ano em todo o mundo. Na China, o maior mercado mundial para automóveis, a Ford vendeu 1,1 milhão de unidades em 2015, um aumento de 3% na comparação com 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário