sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

UE quer acordo sobre relação com Reino Unido pós-Brexit antes de 2021

          Os líderes dos países-membros da União Europeia (UE) ressaltaram nesta sexta-feira (14) que estão dispostos a trabalhar com rapidez em um acordo sobre a futura relação entre o bloco e o Reino Unido depois do Brexit, evitando assim a entrada em vigor do mecanismo que protegeria a Irlanda.
          Após o fim de uma reunião com a presença da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, as principais lideranças da UE destacaram que o acordo de salvaguarda, um dos obstáculos que dificulta a assinatura do acordo em Londres, foi pensado como um "seguro" para prevenir uma fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte.
          "É firme a determinação da União Europeia em trabalhar com rapidez em um acordo subsequente que estabeleça regras alternativas para depois de 31 de dezembro de 2020, de modo que o plano de salvaguarda não tenha que ser ativado", afirmou o texto assinado pelos líderes dos 27 países-membros do bloco após a cúpula.
          Caso seja preciso ativar a salvaguarda, a UE afirmou que ela seria aplicada de "forma temporária" e que estaria disposta a negociar rapidamente um novo acordo que substituísse o mecanismo. No plano de contingência, todo o Reino Unido permaneceria na união aduaneira da UE. Dessa forma, a Irlanda do Norte ficaria no mesmo território alfandegário do resto da região.
          Além disso, a Irlanda do Norte seguiria alinhada com as regras do mercado único consideradas essenciais para evitar uma fronteira física entre o país e a Irlanda, independente, que faz parte da UE.
No texto, os líderes europeus afirmam que esperam a mesma disposição do Reino Unido em negociar um acordo sobre o futuro vínculo das partes com rapidez.
          "A UE está preparada para embarcar na preparação (das negociações da futura relação) imediatamente depois da assinatura do acordo de saída para garantir que as negociações possam começar o mais rápido possível", afirmou o texto divulgado depois da cúpula. Os líderes dos 27 membros da UE também afirmaram que pretendem avançar com a ratificação do acordo firmado com o Reino Unido nos parlamentos de seus respectivos países, mas ressaltaram que o pacto não está aberto à renegociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário