quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Relatório do World Economic Forum aponta riscos para se fazer negócios na América Latina


          Fazer negócios na América Latina e no Caribe pode ser perceptivelmente mais arriscado do que em países da Europa ou dos Estados Unidos. O receio do fracasso de um governo federal instável em um momento de polaridade política mundial está no topo da lista de preocupações daqueles que se interessam em fazer negócios na região.
          Pelo menos é o que aponta, pelo segundo ano consecutivo, o Regional Risk for Doing Business Report 2018 (Relatório Regional de Riscos para Fazer Negócios, em livre tradução). O  estudo é conduzido pelo World Economic Forum, em parceria com a seguradora Zurich e a Marsh & McLennan Companies.
        Enquanto cinco países da região, Bolívia, Brasil, Equador, Guatemala e Panamá, elegeram um possível fracasso do governo como o principal risco para o mercado, países como Honduras e México escolheram a intensa instabilidade social como a principal ameaça para a realização de novos negócios. O item, que em 2017 foi eleito a terceira maior preocupação dos latino-americanos, em 2018 subiu um degrau e chegou ao segundo lugar do ranking.
          A Venezuela, que enfrenta uma situação econômica e política crítica sem precedentes, priorizou no estudo a inflação e a crise governamental, além do colapso de alimentos, o fracasso do estado democrático e a instabilidade social vivida no último ano. A situação política venezuelana gerou uma grande onda migratória em 2018 para países vizinhos, como Brasil, Colômbia, Peru e Equador.
          A Colômbia e o Chile escolheram a migração voluntária em larga escala, respectivamente, como primeiro e segundo lugar na lista de riscos. Esse é um dado que pode ajudar a entender a razão pela qual Colômbia e Venezuela foram os únicos países entrevistados que citaram conflitos internacionais entre os dez principais perigos da região.
         Economia foi outro fator importante citado no relatório latino-americano, com temas como desemprego e subempregos e uma possível crise fiscal no terceiro e quarto lugar da pesquisa. Nos últimos três anos, a região enfrentou crescimento de 8,4% no número de desempregados, que atualmente atingem a marca de 26 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho. A crescente inflação foi destaque em países como Haiti e Argentina – cuja moeda enfrenta forte desvalorização em relação ao dólar americano (50%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário