O navio Thiama, da Hapag-Lloyd, estabeleceu, no
final de outubro, um recorde ao embarcar 18.609 teus. O porta-contêineres
operou a carga no serviço Far East Loop 2 (FE2) e marcou a elevação gradual do
volume transportado nas diversas escalas em portos asiáticos, com destino ao
Norte da Europa.
O
registro da embarcação é ainda mais surpreendente já que sua capacidade
declarada é de 17.500 teus, abaixo do que foi transportado. É fato que a
capacidade declarada é uma figura teórica e puramente matemática que leva em
conta uma grande quantidade de fatores limitantes, como restrição de
profundidade e as capacidades das gruas pórtico de contêineres nos terminais escalados.
A
Hapag-Lloyd assinalou que a quantidade pode ser alcançada graças à uma
planificação e previsão inteligentes. “É possível superar a capacidade
declarada desta forma. No caso do Thiama, o fator decisivo foi o peso promedio
do contêiner”, explicou um porta-voz da armadora.
O
cálculo teórico para cada contêiner é de 10 toneladas métricas, mas na
realidade resulta ser muito menor neste caso específico. Com isto, foi viável
embarcar 1.109 toneladas por teu adicionais na embarcação, sem risco de
prejudicar a segurança e o tempo até a escala em Southampton, seu porto de
destino.
A
companhia indicou que este registro de carga pode ser atribuído a um esforço e
uma cooperação notáveis entre as equipes de vendas e as unidades de operações,
em particular, os planificadores de navios. Também a gestão comercial e o
departamento de Network.contribuíram de forma decisiva.
Com uma combinação de carga otimizada e sem restrições externas, o
Thiama incluvisve poderia colocar 19.970 por teus na viagem. “Raramente isto
ocorre, mas se acontecer, poderemos atingir este volume de carga teórica, que
será um marco”, destacou o diretor sênior de vendas regionais e serviço ao
cliente da Hapag-Lloyd, Thomas Elling. “Estamos convencidos de que poderemos
romper nosso recorde atual para os navios desta classe”, comemorou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário