Os estaleiros
Atlântico Sul e Vard Promar, localizados em Ipojuca, no Grande Recife,
demitiram mais de 800 funcionários nos 12 primeiros dias de dezembro, segundo o
Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindimetal). As demissões
aconteceram por falta de demanda para a construção de navios, de acordo com a
entidade.
O Sindimetal informou que no
Estaleiro Atlântico Sul foram demitidos 300 funcionários entre os dias 1º e 11
de dezembro. Na quarta-feira (12), aconteceu o desligamento de outros 500
trabalhadores. Ao longo de todo o ano, o número de funcionários demitidos da
empresa já chega a 1.682. Atualmente, o estaleiro conta com 2,1 mil empregados.
O Estaleitro Atlântico Sul confirmou
que o ocorreram "pouco mais" de 500 demissões nos primeiros dias de
dezembro. O Estaleiro Vard Promar registrou cerca de 90 demissões nos primeiros
dias de dezembro deste ano, de acordo com o Sindimetal.
O presidente do sindicato, Henrique
Gomes, alertou que esse número tende a crescer, pois não há perspectivas de
melhoras para os estaleiros do estado, a não ser que novas encomendas sejam
recebidas. Os últimos navios de ambos os estaleiros devem ser entregues em
julho de 2019.
"Eles [os representantes dos
estaleiros] disseram que, mesmo com esses desligamentos já registrados, ainda
vão continuar a demitir em janeiro, caso não cheguem novas encomendas de
navios. A nossa preocupação é com os trabalhadores que ficam na
incerteza", observou Gomes.
Os dois estaleiros disputam um
certame para a construção de quatro navios corvetas (navios de guerra) para a
Marinha do Brasil. Para o Sindimetal, a vitória desses contratos é uma das
poucas possibilidades para evitar mais demissões. "O contrato é de oito anos,
sendo dois para a construção de cada navio. Assim, os estaleiros precisariam de
mão de obra e os funcionários teriam mais certeza de que poderiam contar com
aquele emprego por um tempo", afirma.
Além dos dois pernambucanos, também
disputam estaleiros de Santa Catarina, da Bahia e de São Paulo. O resultado
está previsto para ser divulgado em março de 2019. Segundo o Sindimetal, o
Estaleiro Atlântico Sul também negocia a construção de dois navios containers,
ainda sem confirmação. No entanto, Gomes explica que esses contratos não
trariam tantos benefícios.
"São navios fáceis, pois não há
tubulação. São navios vazios e, por isso, precisam de pouca mão de obra, cerca
de 800 a 1.000 funcionários. Os trabalhadores que ainda estão lá são suficientes",
diz. Em maio, o Senado aprovou o projeto que elimina a cobrança de PIS-Cofins
sobre o óleo diesel até o fim deste ano. A proposta foi incluída num texto que
já tramitava no Congresso Nacional e prevê a reoneração da folha de pagamento
de 28 setores da economia, sendo a indústria naval um dele. A direção do
Atlântico Sul calcula que a medida provoca uma baixa de R$ 35 milhões anuais
nos cofres do estaleiro, porque deixa a mão de obra 20% mais cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário