A Maerks,
com o objetivo de acelerar a transição para o transporte zero em carbono,
anuncia sua meta de alcançar a neutralidade até 2050. Para atingir essa meta,
as embarcações com carbono neutro devem ser comercialmente viáveis até 2030.
O clima é uma das questões mais
importantes do mundo, e transportando cerca de 80% do comércio global, a
indústria naval é vital para encontrar soluções. Até agora, as emissões
relativas de CO2 da Maersk foram reduzidas em 46% (base 2007), aproximadamente 9%
maior que a média do setor, segundo a empresa.
Como o comércio mundial e os volumes
de embarque continuarão a crescer, melhorias de eficiência na atual tecnologia
baseada em combustível fóssil só podem manter as emissões dos níveis atuais,
mas não reduzi-las significativamente ou eliminá-las.
"A única maneira possível de
alcançar a tão necessária descarbonização em nossa indústria é adotando
totalmente novos combustíveis neutros em carbono e cadeias de
fornecimento", diz Søren Toft, diretor de operações da A.P. Moller-Maersk.
A Maersk está empenhada em resolver
problemas específicos do transporte marítimo, que exige soluções diferentes dos
setores automotivo, ferroviário e aéreo.
Espera-se que o caminhão elétrico,
que ainda está por vir, possa carregar no máximo dois teus e seja projetado
para rodar 800 quilômetros por carga. Em comparação, uma embarcação de
contêineres transportando milhares de teus do Panamá para Roterdã faz cerca de
8,8 mil quilômetros. Com a curta durabilidade das atuais bateriad e sem pontos
de carregamento ao longo do percurso, os desenvolvimentos inovadores são
imperativos.
Dado o tempo de vida de 20 a 25 anos
de uma embarcação, agora é hora de unir forças e começar a desenvolver o novo
tipo de embarcação que atravessará os mares em 2050, diz a Maersk em nota.
"Os próximos 5 a 10 anos serão
cruciais. Investiremos recursos significativos em inovação e tecnologia de
frotas para melhorar a viabilidade técnica e financeira de soluções
descarbonizadas. Nos últimos quatro anos, investimos cerca de US $ 1 bilhão e
engajamos mais de US $ 1 bilhão em engenharia a cada ano no desenvolvimento e
implantação de soluções energeticamente eficientes. No futuro, não podemos
fazer isso sozinhos”, acrescenta Søren Toft.
Pesquisa & Desenvolvimento é a
chave para superar a indústria da tecnologia baseada em combustíveis fósseis e
definir essa meta ambiciosa. A Maersk espera atrair pesquisadores,
desenvolvedores de tecnologia, investidores, proprietários de cargas e
legisladores, que ativarão o forte envolvimento da indústria, codesenvolvimento
e patrocínio de soluções sustentáveis.
Em 2019, a Maersk está planejando iniciar um
diálogo aberto e colaborativo com todas as partes possíveis para abordar em
conjunto uma das questões mais importantes do mundo; a mudança climática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário