A
autoridade portuária do Porto do Itaqui e a administração do Canal do Panamá formalizaram
uma aliança de colaboração com o objetivo de fomentar o uso do canal por navios
com destino ou origem no Itaqui, bem como promover parcerias em áreas técnicas.
O documento foi assinado em solenidade realizada no Panamá, pelo presidente da
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e pelo
administrador da Autoridade Portuária do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano, e
divulgada nesta segunda-feira, 10.
A programação no Panamá incluiu
visita às novas comportas (Cocolí Locks) e apresentações sobre meio ambiente,
conservação de água, reflorestamento e conservação de bacia hidrográfica do
Canal e sobre os diferenciais competitivos do Porto do Itaqui. “Esse convênio é
muito importante por viabilizar a movimentação de grãos para a Ásia através do
Canal, proporcionando ainda mais competitividade ao Itaqui e já contemplando o
crescimento da movimentação de grãos pelo Arco Norte”, afirmou Ted Lago. De
toda a soja escoada pelo Porto do Itaqui, 80% tem como destino a Ásia.
Neste ano o Itaqui tem batido
sucessivos recordes em movimentação mensal de grãos. De janeiro a outubro foram
escoadas pelo porto público maranhense mais de 8 milhões de toneladas de soja.
A marca representa um aumento de quase 40% em relação ao volume movimentado em
todo o ano de 2017.
Com a segunda fase do Tegram a
perspectiva para os próximos anos é de aumento de capacidade e movimentação de
grãos. “Esse acordo irá fortalecer toda a logística do Arco Norte, que hoje é
responsável por mais de 21% de toda a soja e o milho exportados pelo Brasil”,
analisa o presidente da Emap.
A localização do Porto do Itaqui é
estratégica por sua proximidade com os mercados internacionais – é o primeiro
porto de entrada e o último porto de saída para os mercados asiáticos (encurta
viagem em cerca de sete dias no comparativo com os portos das regiões Sul e
Sudeste do Brasil).
Com essas vantagens e a aliança de
cooperação com a autoridade portuária do Canal, o Itaqui poderá ter acesso a
novos mercados, em especial mercados de commodities da costa oeste da América e
Ásia. Existe também um potencial para o Itaqui no futuro se transformar em um
hubport de contêineres.
Para atender a essa demanda foi
entregue em 2017 a infraestrutura necessária para armazenagem de contêineres e
cargas gerais. O investimento de R$ 9.199.220,08 contempla a construção de um
pátio em uma área de 20.250 m², equipada com tomadas, visando atender a demanda
de contêineres refrigerados. Paralelamente o Governo do Estado vem trabalhando
no adensamento de cadeias produtivas, de modo a viabilizar a movimentação de
contêineres.
A aliança estabelecida é destinada a
promover as remessas de grãos na rota comercial do norte do Brasil para
destinos em países localizados no Pacífico. As duas partes se comprometem a
atuar de forma cooperativa para melhorar o serviço de transporte em suas áreas
de influência e promover o crescimento do comércio global. O escopo da aliança
abrange atividades comerciais conjuntas, intercâmbio de informação, estudo de
mercado e modernização.
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