terça-feira, 11 de dezembro de 2018

China e Estados Unidos discutem próximas negociações comerciais

          O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, discutiu nesta terça-feira , 11, por telefone com o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, e o chefe negociador comercial de Washington, Robert Lighthizer, o roteiro a seguir nas próximas negociações comerciais. A informação foi confirmada pelo governo em Pequim.
          Chineses e americanos desvincularam estas negociações do polêmico caso da prisão no Canadá da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos EUA pela sua suposta ligação das sanções impostas por Washington ao Irã. Mesmo assim, há um temor sobre eventuais prejuízos nas relações entre os dois países.
          "As duas partes trocaram pontos de vista sobre a implementação do consenso alcançado na reunião entre os dois presidentes e o impulso do roteiro das consultas econômicas e comerciais", informou o Ministério de Comércio da China. O contato telefônico aconteceu por parte do vice-primeiro-ministro chinês, encarregado de liderar nos últimos meses as fracassadas rodadas de diálogo com a parte americano.
          No último dia 1º, quando também ocorreu a prisão de Meng, o presidentes da China, Xi Jinping, e EUA, Donald Trump, mostraram em Buenos Aires um lado mais amistoso e concordaram com uma trégua na guerra comercial, esperando novas negociações. Se quando acabar esse prazo – que começou em 1º de dezembro – não houver "uma solução satisfatória" às preocupações dos EUA, as tarifas americanas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses subirão dos 10% atuais para 25%, lembrou Lighthizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário