A China
continua sendo o maior mercado consumidor do Brasil, destino de 26,8% das
exportações brasileiras realizadas de janeiro a outubro, com alta de pouco mais
de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado (22,5%). Os números são
do relatório estatístico do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços (MDIC) e correspondem a uma movimentação financeira na ordem de US$
199.079.344.901 (valor FOB – Free On Board – no período).
O bom desempenho dos negócios do país
com os parceiros do continente asiático contribuiu para aumentar a movimentação
de contêineres da Allog, empresa especializada em logística internacional, para
a região em 56% em 10 meses de 2018, na comparação com 2017. O aumento das
movimentações da Allog para Ásia acompanha a tendência atual de crescimento da
relação comercial entre o Brasil e o continente. Os embarques se dão
principalmente por Navegantes, Itajaí, Itapoá e Imbituba, em Santa Catarina,
além de Rio Grande (RS) e Santos (SP).
De acordo com o ministro das Relações
Exteriores, Aloysio Nunes, a Ásia (incluindo a China e a Índia) e a África
ocuparam lugar de destaque na agenda do governo federal , tanto pelo papel que
já desempenham na economia global quanto pelo seu potencial de crescimento.
Entre os itens movimentados pela Allog com destino àquela região, destaque para
a glicerina, madeira, produtos químicos, produtos têxteis, tabaco, resina
(tanino), utensílios domésticos e ração animal.
A balança comercial do Brasil deve
repetir este ano o resultado do ano passado, afirmou recentemente o ministro da
Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima. Em 2017,
as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 67 bilhões, o melhor
resultado desde 1989, início da série histórica do MDIC. Entres os países
asiáticos, a China respondeu durante todo o ano passado por 21,81% do vendido
pelo Brasil para o exterior e 81% desse comércio está concentrado em produtos
básicos – soja e minérios correspondem a 62% das exportações.
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