A
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou o maior
conjunto de obras da sua história. Entre 2011 e 2018, foram mais de R$ 940
milhões em investimentos públicos, em infraestrutura marítima e terrestre. No
período foram realizados, também, R$2,2 bilhões em investimentos privados.
Apenas durante a gestão da
governadora Cida Borghetti, neste ano de 2018, a APPA anunciou mais R$ 663
milhões em investimentos nos dois portos paranaenses. Ficou definido que os
recursos serão aplicados na melhoria da infraestrutura portuária até 2020.
“Estamos pensando os nossos portos
para as próximas décadas. Com esta estratégia, o Governo do Estado assumiu o
papel de repotencializar os portos de Paranaguá e Antonina, tornando-os
novamente competitivos no mercado nacional e internacional. E assim fizemos”,
declarou o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.
Em 2018 foram iniciadas as obras de
revitalização da Avenida Bento Rocha, uma obra de R$ 15,9 milhões que vai
reformar a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá. Também foi feita a
licitação da obra de dragagem de manutenção continuada para os próximos cinco
anos, que garantirá a manutenção da profundidade de canal atingida com a
recente dragagem.
Além de permitir que os maiores
navios que fazem o transporte internacional de cargas possam acessar ao porto,
a obra vai contar com a inédita iniciativa de janelas ambientais, que são
períodos sem intervenção da dragagem que respeitam os ciclos de reprodução
marinha da fauna que vive na baía. O investimento da obra será de mais de R$
470 milhões.
Em julho deste ano, a governadora
Cida Borghetti esteve em Paranaguá e assinou a ordem de serviço para início das
obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de R$ 177,58 milhões
abrange modernização dos berços de atracação 201 e 202 e de ampliação do berço
201.
A obra vai triplicar a movimentação
de cargas no local, passando dos atuais 2 milhões de toneladas, para 6,5
milhões de toneladas anuais. Também já estão previstos outros R$ 60 milhões
para a construção de quatro trincheiras rodoviárias em Paranaguá.
Com as obras iniciadas neste ano, é
possível dizer que a Appa cumpriu 100% do que foi proposto no Plano de
Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Paranaguá (PDZPO), lançado em 2012,
após debate com o setor produtivo e comunidade portuária. Foram entregues nesta
gestão, obras como a instalação de novas defensas (estrutura que protege o
casco do navio no cais), a expansão do sistema de segurança, novas portarias e
balanças, novo prédio administrativo, o Centro de Proteção Ambiental das Baías
de Paranaguá e Antonina, a reforma do cais, readequação do Sistema de Combate a
Incêndios, ampliação do sistema de descarga de granéis sólidos no silo público
com os novos tombadores e balanças rodoviárias.
Também foi feita a troca de quatro
carregadores de navios, que aumentou em 33% a produtividade do Corredor de
Exportação do Porto, a demolição de armazéns na faixa portuária, novas guaritas
de acesso ao Pátio de Triagem de Caminhões, novo layout operacional do cais e
um novo berço exclusivo para veículos, máquinas e equipamentos.
Os investimentos fizeram com que o Porto
de Paranaguá atingisse um novo patamar de movimentação. As filas de caminhões
nunca mais foram vistas e, em 2017, pela primeira vez em toda a sua história, o
porto ultrapassou a marca das 50 milhões de toneladas movimentadas.
Desde 2011, o Corredor de Exportação
do Porto já registrou 45% de aumento no volume movimentado e ano passado bateu
seu recorde de movimentação anual, com 17 milhões de toneladas de grãos
escoados. Com isso, as cargas voltaram a sair pelo Porto de Paranaguá e mais de
80% da produção de grãos das cooperativas são exportadas pelo porto.
Ao longo dos últimos anos, foram
registrados 50 recordes históricos no Porto de Paranaguá. Ao todo, 17 marcas
históricas foram batidas ao longo de 2017: operação diária, semestral e anual
de soja e de veículos; volumes de graneis sólidos, líquidos e carga geral;
fluxo de caminhões no pátio de triagem. Na operação quase todos os produtos
movimentados pelo porto obtiveram recordes de movimentação, dinamizando e
impulsionando a economia do Paraná.
O volume de movimentações foi bem
acima da média brasileira. Enquanto as exportações de produtos no Brasil
inteiro tiveram crescimento médio de 7,2% em relação a 2016, de acordo com
dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações
pelo Porto de Paranaguá cresceram 17%. “Este incremento é resultado de tudo que
foi feito na infraestrutura terrestre, aliado ao que evoluiu na estrutura
marítima, representada pelas campanhas de dragagem”, avalia o diretor de Operações
do Porto de Paranaguá, Luiz Teixeira Junior.
Os investimentos públicos alavancaram
os investimentos privados no Porto de Paranaguá. Entre os investimentos estão
R$ 1,4 bilhão em novos Terminais de Uso Privado, R$ 1,2 bilhão em arrendamentos
do Programa de Investimentos em Logística (PIL), R$ 960 milhões em renovações
antecipadas de áreas, R$ 820 milhões em contratos de passagem e R$ 700 milhões
em rearrendamentos de áreas públicas ocupadas.
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