sexta-feira, 17 de junho de 2016

Santos lidera movimentação de contêineres na América Latina, seguido de dois portos do Panamá


         O Porto de Santos manteve a liderança entre os complexos portuários da América Latina e do Caribe, com a movimentação de 3,6 milhões de teus no ano passado. O volume representou 7,5% de toda a movimentação de caixas metálicas nos 120 portos avaliados no período. No total, em 2015, foram movimentados 48 milhões de teus nessas duas regiões.
         Os dados fazem parte de um levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas. Ele foi elaborado com base em informações coletadas com as autoridades portuárias e terminais marítimos especializados.
         Mas, de acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a participação do cais santista é maior, de 7,87%, já que a estatal considera a movimentação de 3,79 milhões de teus.
         O ranking da Cepal revelou que a movimentação de contêineres cresceu 1,7% na América Latina e no Caribe, no ano passado. O Porto de Santos, líder na movimentação de caixas metálicas na região, seguiu essa tendência e registrou crescimento de 2,1% na atividade.
         Conforme os dados da Docas, contudo, a movimentação santista no ano passado aumentou 2,6% na comparação com 2014, indo de 3.684.845 teus para 3.779.999 teus.
         Na segunda posição no ranking da Cepal, ficou o Porto de Cólon, no Panamá, com 3.5 milhões de teus, o equivalente a 7,45% das operações realizadas na América do Sul e no Caribe.
         O Porto de Balboa, também no Panamá, foi o terceiro que mais movimentou contêineres nas duas regiões. Em 2015, foram 3,2 milhões de teus, que representaram 6,86% do volume operado pelos 120 complexos portuários.
         A quarta posição no ranking da Cepal é do Porto de Cartagena, na Colômbia, que movimentou 2,6 milhões de teus. Isto representa 5,43% das operações com contêineres na América do Sul e no Caribe, enquanto o Porto de Manzanillo, no México, respondeu por 5,12% das trocas comerciais de contêineres, pois movimentou 2,4 milhões de teus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário