terça-feira, 21 de junho de 2016

Portos brasileiros movimentam 316 milhões de toneladas de cargas de janeiro a abril, um crescimento de quase 3%


         Os portos e terminais marítimos brasileiros movimentaram 316,68 milhões de toneladas de mercadorias entre janeiro e abril deste ano. O volume foi 2,52% maior do que o total de cargas operadas no primeiro quadrimestre do ano passado, quando 308,9 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do país através das instalações marítimas.
         Os dados foram divulgados em um levantamento feito pela Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O material foi publicado no portal WebPortos, do Governo Federal, que reúne dados das operações portuárias brasileiras.
         O complexo paulista de Santos manteve a posição de porto público com maior volume de operações nos primeiros quatro meses deste ano. Conforme o WebPortos (que, ao analisar os portos públicos, considera apenas os resultados dos terminais públicos), os embarques ou desembarques de cargas no cais santista alcançaram 32,2 milhões de toneladas de janeiro a abril. O resultado mostrou um aumento de 7,4% na movimentação, em relação ao mesmo período do ano passado.
          A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que reúne os dados dos terminais públicos e privados dos terminais do complexo do Estado de São Paulo, informou que o primeiro quadrimestre de deste ano registrou 37,5 milhões de toneladas. Neste caso, a alta foi de 4,7%.
         Conforme os dados da Docas, as exportações chegaram a 28,2 milhões de toneladas, um crescimento de 12,8% sobre o mesmo período do ano passado. O complexo soja, que inclui as variedades em grão e farelo do produto, registrou um aumento de 27,3% e atingiu a marca de 10,8 milhões de toneladas. Em seguida, aparece o açúcar, com 4,3 milhões de toneladas, e o milho, com 2,2 milhões de toneladas movimentadas.
         No primeiro quadrimestre, as importações pelo Porto de Santos chegaram a 9,31 milhões de toneladas, queda de 14% em relação ao mesmo período de 2015. O produto com maior movimentação foi o adubo, com 725 mil toneladas e crescimento de 52,2%. Em segundo lugar, ficou o enxofre, com 441,6 mil toneladas, recuo de 31,2% em relação ao acumulado do ano passado.
         Outros portos
         De acordo com os dados do Webportos, entre os portos públicos, Itaguaí (RJ) foi o segundo em movimentação nos primeiros quatro meses do ano, com 17,61 milhões de toneladas, uma alta de 2,44% sobre o mesmo período de 2015. Em terceiro, ficou Paranaguá (PR). O complexo paranaense escoou 14,5 milhões de toneladas, 16,2% a mais.
          Já o Porto de Rio Grande (RS) assumiu o quarto lugar em volume movimentado entre os portos públicos, com aumento de 9,35% nas operações. Nos primeiros quatro meses do ano, operou 7,25 milhões de toneladas.
         O crescimento nos embarques e desembarques dos portos públicos no primeiro quadrimestre se deu principalmente em função das exportações de soja, que chegaram a 29,6 milhões de toneladas, com uma alta de 30,87%, e de minério de ferro, que somaram 15,81 milhões de toneladas, 5,29% a mais do que nos primeiros quatro meses do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário