sexta-feira, 10 de junho de 2016

Latam Cargo implanta sistema de monitoramento e controle de entregas de produtos no serviço porta-a-porta



         A Latam Cargo Brasil implantou um sistema de monitoramento e controle das entregas de mercadoria no serviço de porta-a-porta da companhia. Adotado em outubro de 2015 e abrangendo 81% das bases do porta-a-porta da companhia – 38 de um total de 47, em todo o Brasil –, o sistema é operado via satélite por uma central e funciona a partir de aplicativos instalados nos celulares dos motoristas responsáveis pelas entregas de mercadorias.
        Com a implantação dessa ferramenta, que teve investimentos de R$ 140 mil, a LATAM Cargo Brasil estima melhorar a produtividade da frota em torno de 8% devido à otimização do uso dos veículos na coleta e entrega de mercadorias. Atualmente, a empresa dispõe de mais de 240 veículos em todo o Brasil para entrega porta-a-porta, incluindo carros e motos, o que possibilita à companhia realizar coletas em mais de 400 cidades e entrega em mais de 4 mil localidades no país.  
          “O sistema auxilia no contato preciso com as unidades e os clientes e na escolha da melhor alternativa para atendimento ao destinatário. Isso é possível graças ao monitoramento em tempo real dos veículos, nas diferentes regiões de cada cidade onde o sistema já opera”, afirmou o diretor-geral da Latam Cargo Brasil, Luis Quintiliano, explicando que dessa forma em qualquer minuto é possível saber onde os carros se localizam, se estão cumprindo o itinerário programado e se já fizeram determinadas coletas ou entregas.
        "Ter essas informações à disposição vai possibilitar à empresa aumentar a eficiência na coleta de mercadorias, pois o deslocamento de um carro para efetuar uma coleta será decidido pelo quesito menor distância. A partir desse ganho de tempo, estimamos ampliar a quantidade de entregas ao dia", acrescentou o executivo.
         Esse mecanismo, segundo ele, também permite a redução em torno de 3% dos custos para a empresa, dado que não terá gastos extras desnecessários, a exemplo da contratação de outros carros para entregas, na ausência de alguma unidade da empresa em determinado momento. A melhoria na logística também permite aprimorar a qualidade das entregas para os clientes, reduzindo o tempo de chegada da mercadoria até as mãos do destinatário.

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