quinta-feira, 16 de junho de 2016

Navegação Aliança lançará novo navio para o transporte de celulose ainda esse mês

          A Navegação Aliança, controlada pela Trevisa Investimentos, vai lançar o navio Juan Rassmuss, que ampliará o transporte hidroviário de madeira e celulose pelo Lago Guaíba e Lagoa dos Patos no dia 15 de junho. A cerimônia de batismo será no estaleiro da empresa Intecnical, que construiu a embarcação, em Triunfo (RS). Ela mede 103,8m de comprimento, 15,5m de largura e capacidade para transportar 4.814 toneladas.
         A estimativa da  Aliança é iniciar as operações com o novo navio na segunda quinzena de julho. O Juan Rassmus fará o deslocamento até Guaíba pelo Rio Jacuí, saindo de Triunfo e entrando no Lago Guaíba. A embarcação transportará celulose produzida na unidade de Guaíba pela Celulose Riograndense, até o porto de Rio Grande.
          O presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, explicou que, atualmente, a empresa leva a celulose produzida em Guaíba até o Porto de Rio Grande utilizando três navios, com capacidade de 4 mil toneladas, também operados pela Navegação Aliança. No entanto, as embarcações retornam vazias para Guaíba.
         Com a ampliação da capacidade produtiva da indústria de celulose, o modal hidroviário passará a ser melhor explorado: “Vamos continuar transportando a celulose produzida em Guaíba pela Lagoa dos Patos, mas retornaremos com as embarcações cheias de madeira produzida na Região Sul do Estado. Na volta, os navios serão carregados de eucalipto no Porto de Pelotas, que já está passando por melhorias para poder operar a nova demanda”, disse o executivo.
         A previsão é que o volume de celulose a ser transferido a Rio Grande pelo modal hidroviário em 2016 seja de 1.7 milhões de toneladas. Com o início do transporte de toras de madeira a partir do Porto de Pelotas – o que deve acontecer no segundo semestre deste ano – estima-se embarcar 1,2 milhão de toneladas por ano.
        Walter Lídio ressaltou que a utilização dos navios para o transporte de madeira entre Pelotas e Guaíba vai eliminar 180 viagens de ida e vinda de caminhões por dia pela BR 116. O volume total a ser transportado pela Celulose Riograndense pela hidrovia (celulose + madeira) será de 2.9 milhões de toneladas por ano.

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