quinta-feira, 30 de junho de 2016

Novo terminal integrador facilita movimentação de grãos no Porto de Santos

         A VLI, empresa que integra soluções logísticas entre portos, ferrovias e terminais, inaugurou o novo pátio para armazenamento de enxofre do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), no complexo portuário de Santos (SP).
         A área dobra a capacidade atual do terminal para armazenar o produto e atinge mais uma etapa da ampliação do Tiplam, a maior obra portuária privada sendo realizada atualmente no Brasil. Em abril, o terminal recebeu dois novos carregadores de navios. Com investimentos em torno de R$ 2,7 bilhões, o projeto foi iniciado em 2013, e já está 84% concluído, com previsão de entrega integral em 2017.
         O pátio terá possibilidade estática para armazenar 66 mil toneladas de enxofre, aumentando em 10% a capacidade atual. O enxofre é usado na produção de ácido sulfúrico, detergentes, sabão em pó, borracha e no ramo agropecuário.
         Com a finalização das obras em 2017, o volume anual do terminal portuário saltará de 2,6 milhões de toneladas para 14,5 milhões, acrescentando 12 milhões de toneladas de capacidade ao sistema portuário de Santos. Para as próximas etapas de conclusão do Tiplam, estão previstas entregas de quatro novos armazéns: dois para grãos, um para açúcar e um outro flex, que pode ser usado tanto para grão quanto para açúcar. A estrutura de ampliação do terminal também prevê mais três berços de atracação, um para embarque de açúcar, um para grãos e um para descarga de fertilizantes.
         A principal vantagem do Tiplam será o fato de que as operações estarão 100% integradas ao modal ferroviário, agilizando as atividades de carga e descarga e evitando o aumento no fluxo de caminhões na Baixada Santista. A estimativa da VLI é de que, com a conclusão de todas as obras e estabilização dos ativos, o sistema venha a contribuir para a retirada de aproximadamente 1.500 caminhões por dia das estradas com destino a Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário