quarta-feira, 22 de junho de 2016

Presidente do Tecon Rio Grande anuncia retomada das operações com contêineres no Terminal Santa Clara

          O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, anunciou, nesta quarta-feira, a retomada das operações com contêineres no Terminal Santa Clara, em Triunfo, na região metropolitana da capital gaúcha (RS). Foi durante palestra no 4º Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística, promovido pela AHK (Câmara Brasil/Alemanha), em Porto Alegre (RS).
         "Depois de 19 anos de interrupção das operações, conseguimos fechar um acordo com a Braskem (dona do terminal), que possibilita a volta da movimentação de contêineres em Santa Clara", revelou o executivo. A confirmação foi comemorada pelo secretário gaúcho dos Transportes, Pedro Westphalen, também presente no encontro, que considerou a notícia emblemática para o desenvolvimento da hidrovia no Rio Grande do Sul.
         Segundo Bertinetti, a linha ligará Santa Clara ao Tecon Rio Grande, via Rio Jacuí, Lago Guaíba e Lagoa dos Patos. Será utilizado, inicialmente, o navio Guaíba, da Navegação Guarita, com capacidade para carregar 170 teus em cargas, e que fará duas escalas semanais.
          "Ofereceremos ao mercado um frete competitivo, com redução de custos e segurança e, ainda, seremos parceiro do modal rodoviário, porque o navio vai até o terminal e o caminhão até a carga", explicou  o diretor-presidente do Tecon Rio Grande. Entre as cargas que deverão ser movimentadas a partir de Santa Clara estão o frango, tabaco, produtos petroquímicos e móveis.
         Otimista, Bertinetti calculou que o potencial de Santa Clara é grande e demandará igualmente investimentos significativos. Ele adiantou que a perspectiva é de incremento das operações, que poderá, inclusive, demandar a colocação de mais embarcações e escalas no serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário