terça-feira, 28 de junho de 2016

Após dez anos de espera recuperação do acesso Norte ao Porto de Imbituba começa a sair do papel

         Uma das principais reivindicações  da região Sul de Santa Catarina, a recuperação do acesso Norte de Imbituba, um trecho de 4,7 quilômetros que abrange a BR-101, a Avenida Marieta Konder Bornhausen e a Rua Manoel Florentino Machado, finalmente sairá do papel, graças ao esforço conjugado da comunidade. Após manifestações, acidentes graves, mortes, congestionamentos, paralisação de caminhoneiros, protesto de portuários, e outros acontecimentos registrados ao longo da última década, a obra será iniciada.
         Orçada em R$ 13,1 milhões, com injeção monetária dos governos do estado, de Imbituba e da SC Par, gestora do empreendimento que hoje é uma empresa estatal catarinense, os benefícios dos trabalhos serão muito maiores. Atrairá ainda mais investidores, pois atualmente a BR-101 está totalmente duplicada no estado - faltando um trecho minúsculo de cerca de um quilômetro em Tubarão.
         O engenheiro da prefeitura, Moacir Freitas da Rosa, juntamente com os engenheiros da Setep Construções, empresa vencedora da licitação, Antônio Rafael Isidoro Neto e Marcelo Barcaro, discutiram os últimos detalhes para o início da operação de recapeamento em concreto programado. O prazo para a conclusão é de oito meses.
         Representantes do Conselho Municipal das Associações de Imbituba (Comai) reuniram-se com o prefeito Jaison Cardoso e assessores para debater as melhorias no acesso norte do município. Uma manifestação ocorreu no dia 1º de julho do ano passado, há quase um ano, e que resultou no bloqueio total das pistas na Avenida Cônego Itamar Luiz da Costa, próximo ao Caic, no bairro Divineia, pedindo melhorias para a via. Esta foi uma das notícias veiculadas no Notisul sobre uma série que pedia, em suma, a recuperação do trecho que liga a BR-101 à região central e portuária da terceira maior cidade da região, e uma das mais ricas do sul do estado.
         O engenheiro da prefeitura, Moacir Freitas da Rosa, adianta que a montagem do canteiro de obras, que será próximo ao trevo da Divineia, e o levantamento topográfico para a regularização do pavimento, que é a primeira etapa, além do estudo para a drenagem pluvial, inicia em poucos dias. “A previsão é que as máquinas comecem a remover o asfalto no dia 4 de julho”, planeja Moacir.
         Nesta segunda-feira, profissionais da empresa Setep começaram os trabalhos. A reabilitação do Acesso Norte inclui a instalação de pavimento rígido - whitetopping, adequação da drenagem pluvial e toda a sinalização da avenida Marieta Konder Bornhausen e rua Manoel Florentino Machado. A obra será realizada por meio de um convênio entre o município de Imbituba, governo do estado e SC Par Porto de Imbituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário