segunda-feira, 13 de junho de 2016

Bolsas da Ásia fecham em queda ante preocupação com referendo sobre permanência do Reino Unido na UE

         As bolsas asiáticas fecharam em queda em meio a preocupações com o referendo no Reino Unido sobre a permanência do país na União Europeia (UE), expectativas em torno das reuniões de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) - ambas nesta semana - e incertezas em torno da economia chinesa.
         Uma pesquisa publicada na sexta-feira pelo jornal The Independent mostrou que 55% dos entrevistados acreditavam que o Reino Unido deveria deixar a União Europeia, em comparação com 45% que optaram pela permanência. Segundo o jornal, o porcentual dos que são favor de um "Brexit" - a saída do país da UE - atingiu o maior nível desde que a empresa ORB iniciou as pesquisas no ano passado. O referendo acontecerá no dia 23 de junho.
         Economistas, analistas e investidores têm alertado para possíveis danos econômicos em caso de um "Brexit". Na semana passada, o megainvestidor George Soros disse que há boa chance de a União Europeia entrar em colapso caso o Reino Unido opte por deixar o bloco. "Se o Reino Unido sair, isso poderia desencadear em um êxodo geral e a dissolução da União Europeia passará a ser praticamente inevitável", disse ele.
        Com isso, o iene, considerado um ativo de segurança, avançou ante o dólar para níveis raramente vistos desde outubro de 2014, o que pressionou ações de empresas exportadoras. O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 3,5%, a 16.019,18 pontos, o menor nível desde 12 de abril e a maior queda porcentual desde 28 de abril.
         "Julgamos que a incerteza do mercado permaneça elevada durante todo o caminho para o referendo na próxima semana, uma vez que as opiniões encontram-se bem próximas", disse Wei Liang Chang, estrategista de câmbio do Mizuho Bank.
         Na China, o tombo também foi grande. Por lá, incertezas em torno da economia do país contribuíram para as perdas. Foi divulgado ontem à noite que a produção industrial chinesa cresceu 6,0% em maio ante o mesmo período do ano passado e o mesmo valor obtido em abril.
        Apesar de o resultado ter vindo em linha com a projeção dos economistas, os investimentos em ativos fixos em áreas urbanas da China subiram 9,6% no ano, no período de janeiro a maio, abaixo da expectativa do mercado, de +10,4%. Já as vendas no varejo subiram 10,0% em maio ante o mesmo mês do ano passado, desacelerando de um crescimento de 10,1% em abril. Os economistas esperavam uma alta de 10,1% em maio.
        Além disso, os investidores aguardam com cautela a decisão se a MSCI irá incluir as ações chinesas em seu índice de economias emergentes. O provedor de referência é esperado para fazer um anúncio na quarta-feira. Acrescentado as ações chinesas ao índice, este monitoraria cerca de US$ 1,7 trilhão em ativos, o que poderia levar dezenas de bilhões de dólares ao mercado de ações da China, num momento em que a economia do país desacelera.
         "Podemos ver outra rodada de correção se o MSCI decidir não incluir as ações classe A novamente", disse Simon Wang, analista da Guoyuan Securities. A MSCI adiou a inclusão das ações classe A no ano passado. O Xangai Composto, principal índice acionário da China, caiu 3,2%, a 2.833,07 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 4,8%, a 1.827,36 pontos. O mau desempenho do petróleo também pressionou as empresas de energia. A Sinopec caiu 4,04% e a China Oilfield recuou 2,83%.
         Além disso, reuniões de política monetária importantes são esperadas para esta semana, o que tem gerado cautela. A reunião do Fed acontece nos dias 14 e 15 de junho, enquanto a do BoJ ocorrerá nos dias 15 e 16. Apesar de os investidores não esperarem por mudanças nas políticas, eles aguardam por pistas para saber quando o Fed deverá elevar os juros nos EUA e o BoJ anunciar novas medidas de estímulos para impulsionar a economia.
         Pequenos mercados da Ásia também mostraram desempenho negativo. Foi o caso do índice Taiex, que perdeu 2,06% em Taiwan, a 8.536,22 pontos. O sul-coreano Kospi, teve perda de 1,91% em Seul, a 1.979,06 pontos. Por outro lado, o filipino PSEi, subiu 0,59% em Manila, a 7.554,4 pontos. Em Sydney, na Oceania, os mercados acionários ficaram fechados devido ao feriado do Aniversário da Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário