quinta-feira, 17 de março de 2016

"O Brasil está claramente passando por uma situação difícil", afirma o FMI

         O Brasil vive uma situação difícil e passa por dificuldades e problemas econômicos, afirmou nesta quinta-feira um porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) em entrevista a jornalistas, destacando que a instituição está "monitorando de perto" os desdobramentos no País.
         A recomendação do FMI é de que o Brasil prossiga com a tentativa de consolidar as contas fiscais, de manter a inflação dentro da meta, reforçando a estrutura da política econômica.
         "O Brasil está claramente passando por uma situação difícil e é essencial reforçar o arcabouço macroeconômico", afirmou o vice-diretor do departamento de Comunicação do FMI, William Murray.
         O porta-voz evitou comentar problemas específicos no cenário político do país. "Como uma questão de regras, não mergulhamos em desdobramentos políticos de nossos países membros", disse ele."
         Murray disse que o FMI está "acompanhando de perto" os desdobramentos no Brasil, mas afirmou que até agora não houve discussões de qualquer pedido de ajuda financeira. Para o FMI, o reforço de políticas econômicas no País, como maior disciplina fiscal, pode conseguir reverter a piora dos índices de confiança e estimular o investimento.
         O FMI faz em abril sua reunião de primavera em Washington (EUA), onde deve divulgar novas análises sobre o Brasil, incluindo uma revisão das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB). As previsões para o país vêm sendo constantemente revisadas para baixo e a mais recente, divulgada em janeiro, previa contração de 3,5% este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário