terça-feira, 22 de março de 2016

Bolsas asiáticas fecham nesta terça sem direção única em meio à fraca inclinação dos investidores

         As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (22), em meio à fraca inclinação dos investidores de assumir posições antes do feriado da Sexta-feira Santa.
         Na China, a Bolsa de Xangai caiu 0,6% hoje, a 2.999,36 pontos, interrompendo uma sequência de sete pregões em alta, após o banco central chinês (PBoC) divulgar esclarecimento sobre recente comentário feito por seu presidente, Zhou Xiaochuan. Já o Shenzhen Composto, que tem menor abrangência, recuou 0,3%, a 1.880,79 pontos.
         Em comunicado publicado no Weibo, site chinês similar ao Twitter, o PBoC esclareceu que embora Zhou tenha prometido acelerar o desenvolvimento do mercado de capitais da China, durante fórum realizado no fim de semana, ele não necessariamente encorajou novos investimentos no mercado, como havia sido divulgado.
         Além disso, o PBoC enfraqueceu o yuan pelo segundo dia consecutivo, por meio da chamada taxa de paridade, levando a moeda chinesa a fechar em baixa ante o dólar hoje nos negócios de Xangai, também pelo segundo dia seguido.
         Em outras partes da Ásia, o Nikkei subiu 1,94% em Tóquio, a 17.048,45 pontos, favorecido pela valorização do iene ante o dólar, enquanto o Hang Seng teve leve baixa de 0,08% em Hong Kong, a 20.666,75 pontos, e o Taiex recuou 0,3%, a 8.785,69 pontos em Taiwan, pressionado por fornecedores da Apple, que ontem lançou novos modelos do iPhone e do iPad. Em Seul, o índice sul-coreano Kospi avançou 0,34%, a 1.996,81 pontos, enquanto em Manila, o filipino PSEi caiu 0,47%, a 7.342,03 pontos.
         Com exceção do mercado no Japão, outras bolsas da região asiática oscilaram diante da relutância dos investidores de se comprometerem antes do feriado do fim da semana.
         "Globalmente, há uma falta de catalisadores nos mercados", comentou o chefe de estratégia de renda variável para a Ásia do Société Générale, Frank Benzimra.
         Os mercados asiáticos também mal reagiram a comentários feitos ontem pelo presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Atlanta, Dennis Lockhart, de que a melhora recente vista em indicadores do país podem levar o Fed a voltar a aumentar juros na reunião de abril. Após anunciar a primeira alta de juros nos EUA desde 2006, em dezembro, o BC norte-americano decidiu mantê-los inalterados nos encontros de janeiro e deste mês.
         Na Oceania, a bolsa australiana terminou o dia estável, com o índice S&P/ASX 200 a 5.166,60 pontos, à medida que perdas de ações de bancos e de mineradoras contrabalançaram ganhos em outros setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário