sexta-feira, 18 de março de 2016

Bolsas asiáticas sobem ante ganhos do petróleo e das principais moedas da região

         As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (18), em meio aos fortes ganhos recentes do petróleo e das principais moedas da região, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizar que pretende elevar juros em ritmo mais lento.
         Na China, o índice Xangai Composto subiu 1,7% hoje, a 2.955,15 pontos, em seu sexto avanço consecutivo. Na semana, o Xangai acumulou ganhos de 5,2%. O Shenzhen Composto, que tem menor abrangência, registrou alta de 3,7%, a 1.837,21 pontos. Nas duas bolsas chinesas, quase 150 ações atingiram o limite de valorização diária de 10%, com destaques para pequenas empresas de tecnologia e de mídia.
         O petróleo vem numa trajetória de recuperação considerável desde quarta-feira, quando o Fed previu que deverá aumentar juros apenas duas vezes este ano, revendo a estimativa anterior de quatro vezes. Além disso, cresceu o otimismo de que grandes produtores de petróleo chegarão a um acordo para congelar a produção da commodity. Uma reunião para discutir o assunto está marcada para 17 de abril, em Doha, capital do Catar.
         A postura mais dovish (favorável a estímulos) do Fed favoreceu várias moedas da Ásia, que vem operando nos maiores níveis em meses. Além disso, o banco central chinês (PBoC) orientou o yuan fortemente para cima ontem e hoje, levando a divisa chinesa a fechar os negócios no mercado de câmbio em Xangai no maior nível do ano frente ao dólar em ambos os dias.
         O apetite por risco na China também foi favorecido por expectativas de que reformas no sistema de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) serão adiadas e rumores de que Pequim poderá voltar a autorizar mais operações de margem, que permitem a tomada de financiamento para a compra de ações.
         Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta de 0,82%, a 20.671,63 pontos, enquanto o índice sul-coreano Kospi subiu 0,21% em Seul, a 1.992,12 pontos, o Taiex avançou 0,9% em Taiwan, a 8.810,71 pontos, e o filipino PSEi registrou ganho mais expressivo em Manila, de 1,33%, a 7.306,74 pontos. O PSEi está em território altista, após ter acumulado valorização de mais de 20% desde a mínima atingida em 21 de janeiro.
         A exceção na região asiática foi o Nikkei, que caiu 1,25% em Tóquio, a 16.724,81 pontos, pressionado pela valorização do iene frente ao dólar, que tende a prejudicar ações de exportadoras japonesas.
         Na Oceania, a bolsa da Austrália teve modesto ganho de 0,3% no S&P/ASX 200, a 5.183,10 pontos, mas garantiu a terceira semana consecutiva de ganhos. O avanço nesta semana também foi de 0,3%, o que deixa o índice australiano posicionado para registrar seu primeiro mês positivo no ano, com alta acumulada de 6,2% desde o começo de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário