quarta-feira, 23 de março de 2016

TCP aposta no crescimento do transporte de grãos em contêineres

          O Diretor Superintendente do TCP, o Terminal de Contêineres de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva, disse que se 2016 está difícil para o comércio exterior, é necessário olhar para o histórico e tentar compreender a trajetória que colocou a economia no estágio em que nos encontramos no momento “Com a queda de 50% verificada nas importações do último trimestre, que levaram o ano passado a fechar com 30% de declínio, as atividades do setor tiveram de se reinventar, buscando alternativas logísticas para incremento da exportação”.
          Segundo ele, das alternativas se refere foi o desenvolvimento do serviço de conteinerização de grãos, em substituição ao método de transporte graneleiro. O TCP hoje carrega 90% da carga em contêineres, o que gera qualidade e agilidade para os exportadores, além de aumentar a vantagem comercial competitiva, uma vez que, ao oferecer a possibilidade de segregação dos grãos com maior ou menor valor proteico (que significa maior ou menor valor comercial), a comercialização fica mais eficiente e o produto, mais lucrativo.
           “O volume de grãos transgênicos (com menor de teor proteico) é cada vez maior, e os navios graneleiros não permitem que se trabalhe com linhas de produtos segregados”, diz Juarez.
Outro problema enfrentado pelo transporte em granéis são as condições climáticas, que deixam a carga exposta e podem danificar o carregamento, além da demora no embarque dos grãos causada pelo tempo, o que gera o aumento nos custos operacionais para o cliente, acrescenta o diretor Superintendente Comercial da TCP.
          A movimentação de cargas também pode ser um problema no embarque feito em graneleiros, uma vez que a carga sofre perdas no próprio manuseio. A TCP garante que, ao optar pelo transporte em contêineres, o embarcador tem menos perdas decorrentes da a movimentação e a perda “tende a ser zero, uma vez que, embarcado em um contêiner, o grão não será mais descarregado até chegar ao destino final, o que garante maior rastreabilidade do produto e menor índice de quebra”, de acordo com a assessoria de comunicação do Terminal.
          O transporte por contêiner também oferece custos operacionais e logísticos mais atrativos, garante o diretor do TCP, que avalia que a média de economia chegue a 15% na comparação com o granel. “Esse valor pode ficar até 25% mais competitivo se o contêiner for levado até o porto por modal ferroviário”, enfatiza o diretor.
          Hoje, o Terminal de Contêineres de Paranaguá exporta grãos de produtores do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que têm seus negócios, principalmente, com países de toda a Ásia e Europa. A carga chega ao terminal pela ferrovia, porém, em épocas de safra, precisa contar com um apoio logístico forte do transporte rodoviário, realizando a ova dos contêineres no próprio terminal antes do embarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário