domingo, 27 de março de 2016

Jornal britânico "The Independent" roda última edição impressa e passa a oferecer apenas a versão digital

         O jornal britânico "The Independent", cujas vendas desabaram nos últimos anos, circulou neste sábado pela última vez em papel. A partir desse domingo passou a ser oferecido exclusivamente numa versão digital para enfrentar a crise da imprensa. A direção da empresa garantiu que os 150 jornalistas terão seus empregos preservados.
         Na sexta-feira à noite, os jornalistas enviaram a edição para a gráfica pela última vez. O diário londrino chegou a ter tiragens de 420 mil exemplares diários nos anos noventa. Contudo o número começou a cair de forma acelerada nos últimos dez anos, até bater nos 40 mil, inviabilizando a impressão.
         Ao mesmo tempo, a edição on line cresceu vertiginosamente, alcançando 70 milhões de acessos mensais. Além disso, o "The Independent" digital igualmente apresenta receita em publicidade crescente e lucrativa, ao contrário do que vinha acontecendo com a versão impressa, cujo número de anunciantes diminuía a cada ano.
        A decisão do jornal inglês, segundo especialistas em mídia, indica uma tendência que deve se acentuar, com o fechamento em efeito dominó de publicações impressas em todo o mundo. O fenômeno atinge os mais diversos segmentos e começa a se confirmar, inicialmente, nos países mais desenvolvidos. Mas os mesmos analistas acreditam que ele deverá se repetir no resto do mundo nos próximos anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário