quinta-feira, 17 de março de 2016

Estados Unidos retiram Cuba da lista de países com portos pouco seguros

         Os Estados Unidos retiraram nesta quinta-feira Cuba da lista de países com portos pouco seguros, o que elimina um importante impedimento ao livre trânsito de embarcações no estreito da Flórida. A decisão é um passo a mais dentro da normalização das relações bilaterais e antecede a histórica visita do presidente Barack Obama à ilha.
          Com a mudança, fica facilitado o caminho para que embarcações norte-americanas como cruzeiros, barcos de carga e outros possam fazer viagens de ida e volta sem inconvenientes entre os países. As embarcações já não terão de esperar que pessoal da Guarda Costeira dos EUA suba para inspecioná-las, ainda que possa haver inspeções ocasionais.
         A Guarda Costeira norte-americana disse que Cuba agora tem segurança efetiva em seus portos. A retirada de Cuba dessa lista elaborada para combater o risco de terrorismo é mais um passo para superar as divergências bilaterais. Somente no ano passado os EUA retiraram Cuba de uma lista de patrocinadores do terrorismo, que tem integrantes como Síria, Iêmen, Líbia e Irã.
         A viagem de Obama a Cuba começa no domingo e é a primeira de um presidente dos EUA à ilha comunista em quase 90 anos. Antes da visita, o governo norte-americano acabou nesta semana com as últimas restrições importantes para os norte-americanos que desejam viajar à ilha, permitindo que eles façam isso individualmente para fins educativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário