quarta-feira, 30 de março de 2016

Terminal de Pontal se prepara para receber os maiores navios do mundo

         A construção contínua e rápida de mega navios exige a mesma rapidez no quesito infraestrutura portuária brasileira. Mas à falta dela, muitos deles não conseguem atracar em portos do Brasil. A partir desta realidade, o Porto Pontal, no Paraná, está investindo R$ 1,5 bilhão, em uma série de estudos realizados por práticos de Paranaguá para se preparar para receber os maiores navios do mundo. “Nosso cais já tem essa capacidade, só precisamos ajustar a dragagem para a área de manobra dos navios”, afirmou Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.
          Realizando uma analogia ao considerado maior navio porta-contêineres do mundo, o Triple-E, da Maersk – com 400 metros de comprimento, 73 metros de altura – o que equivale a um prédio de 20 andares e capacidade para transportar 165 mil toneladas – o executivo disse que os benefícios e a eficiência do transporte dos mega navios, mas faz ressalvas quando o assunto é infraestrutura.
          “Este navio consegue transportar grande quantidade de carga com pouco combustível, o que se traduz em economia, eficiência e em uma redução de até 50% na emissão de poluentes. Mas infelizmente nenhum porto brasileiro tem capacidade para recebê-lo”, ponderou Salcedo.
          Outra novidade é o uso de RMG (rail mounted gantry) – guindastes de pórtico montados sobre trilhos – no lugar do sistema RTG (rubber tyre gantry), tendência mundial já usada em grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam.
          O Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² – e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de teus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário