segunda-feira, 28 de março de 2016

Actc determina a implantação das novas regras de pesagem estabelecidas pelo comitê de segurança Solas, da IMO

          A reunião ordinária da Actc (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despacho e Operadores Intermodais), realizada na sede do Sindicomis em São Paulo, determinou a implantação das novas regras de pesagem estabelecidas pelo comitê de segurança Solas da IMO (International Maritime Organization). A medida foi abordada como pauta única, dado o reconhecimento do mercado de que é chegada a hora de preparar todos os intervenientes da cadeia logística internacional para a implantação do regulamento, agendada para 01 de julho de 2016.
          Durante o encontro, houve troca de informações e debates, a partir do conhecimento e domínio do assunto que cada um dos participantes da Câmara já alcançou estudando o tema. Segundo o Diretor Executivo do Sindicomis/ACTC, Aguinaldo Rodrigues, a contribuição dos participantes enquanto é crucial, especialmente porque, no momento “não existe nenhum órgão – governamental ou não –, no país, que tenha publicado alguma medida regulatória, ou mesmo elaborado simples procedimentos para que o mercado possa se orientar”.
          A opinião geral dos participantes – ou a sua preocupação – é de que o mesmo está ocorrendo na grande maioria dos portos mundo afora: “basta acompanhar artigos e/ou comentários em vários meios de divulgação, como por exemplo, o JOC (Journal of Commerce), para concluir que os problemas e a grande dificuldade de entender a correta aplicação do proposto pelo Solas, em especial o VGM, são generalizados. Da mesma forma, podemos lamentar que, aqui no Brasil, não há abordagem da mídia ou das autoridades sobre o assunto, à exceção das recentes matérias publicadas no Guia Marítimo”, levantou Aguinaldo Rodrigues.
          A falta de definições deve-se ao fato de o assunto não apresentar qualquer regulamentação, nem mesmo no âmbito mundial. “O próprio ESC (European Shippers Council), mantém a posição de que a implantação destas medidas depende de padronização dos sistemas de pesagens. Só este importante detalhe, por si, se não atendido, já impediria a adoção das práticas propostas pelo SOLAS”, completa.
          O Diretor do Sindicomis lembrou, no entanto, a existência do Ofício do CENTRONAVE ao Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, solicitando esclarecimentos e propondo uma reunião com a participação de todos os interessados ou obrigatoriamente envolvidos. O ofício teve resposta assinada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra, Sérgio Santos Dias Carneiro, Gerente de Segurança do Tráfego Aquaviário, que informou que a DPC “encontra-se em nível avançado nos estudos técnicos sobre o assunto, tendo, inclusive, já realizado contatos com outros órgãos governamentais com relação direta no assunto em pauta”.
          O Capitão também informou que, após a formulação da minuta de documentos sobre o assunto, iria solicitar que os demais órgãos governamentais e entidades privadas apresentassem sugestões visando o aprimoramento do conteúdo do documento, de acordo com o relato de Rodrigues.
          Entre os participantes, a gerente da Allink, Cristina Santos, contribuiu com uma breve e didática apresentação com foco nos pontos mais polêmicos das intenções da IMO, por meio de sua convenção Solas e o tão discutido VGM. Mesmo que inconclusivas, as discussões serviram para a decisão da coordenadoria do evento em procurar agendar uma reunião informal com o Sindamar e a Abtra, com o intuito principal de inserir os agentes de carga em qualquer movimento ou participação junto aos órgãos governamentais.
            Para Aguinaldo Rodrigues, além de incluir os agentes no desenrolar da aplicação das novas regras, a intenção seria “buscar possíveis informações complementares ao que o nosso setor já conhece”.
A Actc se dispôs a distribuir o material coletado durante a reunião, entregues por alguns participantes, assim como receber toda e qualquer nova informação recebida pelo mailing list da associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário