quinta-feira, 24 de março de 2016

SEP autoriza investimentos de R$ 137 milhões no Porto de Antonina

         O ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), Hélder Barbalho, assinou a autorização para novos investimentos no Porto de Antonina (PR),  no valor de R$ 137 milhões, que representará um aumento de aproximadamente 850 mil toneladas por ano na movimentação de cargas.
         Com a autorização, o Terminal Ponta do Félix que possui contrato de arrendamento para movimentação de cargas congeladas e granéis em Antonina, vai ampliar o cais do terminal portuário em 170 metros.
        O projeto de desenvolvimento da estrutura portuária também prevê a construção de linha de atracação onde irá operar o terceiro berço do porto, a construção de ramal ferroviário interligando o Terminal Ponta do Felix ao Terminal Público Barão de Teffé e a construção de um armazém graneleiro - especializado para fertilizantes - com capacidade estática para 120 mil toneladas. O armazém será instalado em uma área de 18 mil metros quadrados.
         “A ampliação do Terminal fortalece o Porto de Antonina, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
         A solicitação de investimentos foi feita pelo Terminal no ano de 2011 e passou pela aprovação a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
         De acordo com o diretor- presidente do Terminal Ponta do Félix, Valdécio Bombonatto, os investimentos previstos tornarão o Porto de Antonina mais competitivo e estável. “Serão 4 milhões de toneladas a mais movimentadas gradativamente nos próximos quatro anos. Estes investimentos nos possibilitarão diversificar a movimentação de cargas e trazem perspectiva de desenvolvimento para a cidade de Antonina e região”, disse Bombonatto.
         Os novos investimentos, conforme prevê a Nova Lei dos Portos (No 12.815/2013), possibilitam a renovação antecipada do contrato de arrendamento do Terminal Ponta do Felix.
        Nos últimos cinco anos, o Porto de Antonina retomou sua movimentação de mercadorias, gerando mais empregos na cidade e mais desenvolvimento para a região. O volume de cargas movimentadas no Terminal Ponta do Felix passou de 131 mil toneladas/ano, em 2010, para 1,5 milhão de toneladas/ano em 2015.
       Entre as melhorias realizadas em Antonina, nos últimos anos, estão a construção do novo prédio administrativo, novas guaritas de controle, a revitalização e ampliação do cais de Barão de Teffé, regularização fundiária da área portuária, criação de um pátio de triagem de caminhões, instalação de armazéns infláveis, instalação de balança rodoviária, criação de área de expurgo.
        O Terminal Ponta do Félix tem uma área de 263.824 metros quadrados e dois berços de atracação em 360 metros de cais. Entre as vantagens do Porto de Antonina estão a possibilidade de operações portuárias customizadas, Porto alternativo a Paranaguá, atracação de navios de cabotagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário