segunda-feira, 21 de março de 2016

Prazo para recebimento de propostas para chamada pública de projetos para atender indústria de petróleo e gás encerra dia 23



        O prazo para o envio de propostas para a chamada pública conjunta entre a Finep e Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) se encerra no próximo dia 23 de março. O edital é destinado a projetos de cooperação entre empresas e instituições do Brasil e da Noruega para desenvolvimento de tecnologias voltadas a atender às demandas da indústria de petróleo e gás.
         Os resultados dos projetos deverão promover o aprendizado e a transferência de tecnologia entre as empresas dos dois países. A Finep apoiará as empresas brasileiras, enquanto as norueguesas receberão apoio do RCN . O financiamento de cada empresa se dará respeitando as regras de concessão habituais das instituições financiadoras.
          O RCN dará aporte sob a forma de recursos não reembolsáveis, no montante de NOK 10 milhões (hoje, cerca de R$ 4,4 milhões) e a Finep, sob a forma de subvenção econômica, no montante total de R$ 5 milhões. O edital é a primeira cooperação internacional da Finep a contar com essa modalidade.
         São oferecidos recursos para desenvolvimento de tecnologias voltadas a atender às demandas da indústria de petróleo e gás das seguintes linhas temáticas:
         Poderão participar do processo de seleção empresas brasileiras que sejam organizações econômicas individualmente instituídas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, com finalidade lucrativa, constituídas sob as leis brasileiras. O processo de seleção será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa qualificatória, e a segunda eliminatória.
         Dois eventos de promoção da área de petróleo e gás tiveram apoio da Finep e RCN em março. O GOT 2016, promovido pela IEA – Agência Internacional de Energia -, que ocorreu nos dia 8 e 9, no Centro de Pesquisa Global da GE, e o workshop BN21, iniciativa da Innovation Norway, na sede do BNDES, ambos no Rio.
         Segundo Mauricio Syrio, superintendente da Área de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços da Finep, tanto o edital conjunto quanto os eventos recentes vêm demonstrar “a constância da parceria estratégica entre a Noruega e o Brasil no desenvolvimento de tecnologias na área de óleo e gás, com participação da Finep, desde a assinatura do acordo de cooperação, em 2014 até a abertura de recentes conversas para futuras parcerias em outros setores”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário