quinta-feira, 31 de março de 2016

Governo de Mônaco denuncia escândalo de corrupção envolvendo companhias estrangeiras de petróleo

         O governo de Mônaco se uniu a investigadores do Reino Unido para apurar um "vasto escândalo de corrupção" que implica um número não especificado de companhias estrangeiras do setor de petróleo. A informação foi divulgada em comunicado no fim da quinta-feira pelo governo do principado europeu.
         O texto relatou que vários executivos da companhia UNAOIL, sediada em Mônaco, foram questionados nos últimos dias e que as casas deles foram alvos de buscas. As buscas e as "entrevistas" ocorreram na presença de funcionários britânicos, "como parte de um vasto escândalo de corrupção que implica várias companhias estrangeiras ativas no setor de petróleo", disse o comunicado. Não foram divulgadas quais empresas estariam envolvidas.
         Uma porta-voz da UNAOIL garantiu que a empresa não tinha comentários a fazer no momento. Uma reportagem publicada na quarta-feira pelo Huffington Post e pela australiana Fairfax Media acusa a UNAOIL de ter agido sistematicamente de forma corrupta no setor de petróleo global, ao enviar milhões em suborno em nome de conhecidas multinacionais. As informações se baseiam em centenas de milhares de e-mails internos trocados entre 2002 e 2012.
          A Fairfax esclareceu que o material dá evidências sobre subornos pagos para dirigentes do setor de petróleo no Oriente Médio e para outros funcionários, em alguns casos com o conhecimento ou mesmo eventualmente com a participação ativa das multinacionais envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário