quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Porto de Itajai volta a operar, mas com restrições de calado

         O Porto de Itajaí (SC) recebeu autorização da Delegacia da Capitania dos Portos para operar temporariamente e com severas restrições de calado. A liberação ocorreu devido a redução da correnteza, que na última sexta-feira, (16), estava em menos de 2 nós. As operações foram realizadas das 10h às 15h, com uma atracação e uma desatracação no terminal da Braskarne e duas atrações na Portonave. Foram priorizados os navios de menor calado.
         Segundo o superintendente do Porto, Antônio Ayres dos Santos, com a atual draga disponível no porto, demoraria pelo menos um ano para que o complexo voltasse a receber a quantidade de carga habitual do local. “Mesmo quando o rio voltar ao normal, a quantidade de material que essa enxurrada trouxe para foz é muito grande. Calculamos que cada centímetro perdido em profundidade são 10 contêineres a menos em um barco”, destacou.
         Estão sendo igualmente levantados os valores do prejuízo acumulado e previsto caso o rio não seja dragado. Diariamente, são movimentados no porto 2,5 mil contêineres. Há ainda a estimativa de prejuízo diário pelo tempo que o complexo ficou “inoperante” que pode chegar a R$ 4 milhões. A continuidade das operações, no final de semana, dependerá das condições climáticas e dos resultados dos monitoramentos que estão sendo feitos pela Autoridade Portuária constantemente nos acessos do complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário