sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Diretora da Mercosul Line diz que vantagens da cabotagem começam a ser mais aproveitadas pelo mercado

         A diretora de Vendas da Mercosul Line, Luiza Bublitz, disse que falar que a cabotagem é mais competitiva, barata e sustentável todo mundo já sabe. Mas ressalvou que, mesmo diante de todas as qualidades oferecidas pelo modal, muito se fala da sua pouca aceitação pelas indústrias e empresários do setor de logística. Contudo, a executiva destacou que essa situação começa a mudar mostrando resultados diferentes hoje.
          Segundo Luiza, os fatores investimento, maior oferta de espaço para armazenagem dessas cargas, pontualidade e maior base de clientes, são alguns dos motivos que levaram a indústria a ter maior confiabilidade no modal. “Eu acho que é um resultado conjunto de todos esses fatores, dos investimentos do lado do armador e também do mercado hoje “comprar” a cabotagem de uma maneira diferente.
          "Se existia alguma dúvida ou receio de utilizar a cabotagem, hoje não há mais. O mercado hoje, se sente tranquilo tanto com relação a frequência de navios, como com o transit time do serviço, e ele já incorporou, na verdade, as vantagens da cabotagem. E eu não estou falando só de um frete mais barato não, estou falando de um custo geral mais barato.”, disse a diretora da Mercosul Line.
          O aspecto mais importante, nesse sentido, para ela, é mostrar que a sustentabilidade e a crescente demanda da cabotagem é o resultado de ter uma base de clientes ativa maior. “A economia está estagnada, o consumo está muito baixo, então o fluxo de cargas de uma forma geral realmente foi afetado, isso na cabotagem, no rodoviário e em todos os modais", explicou Luiza.
         Nessa linha, ela entende que a cabotagem está ficando ainda estável, e provavelmente  com um saldo positivo no final do ano, em termos de volume e principalmente tendo um saldo muito positivo no termo de clientes. "Isso é um resultado bem concreto da maior aceitação da cabotagem pelo mercado”, argumentou.
          Para ela a questão pontualidade é outro fator responsável por essa mudança de confiabilidade por parte dos clientes. “A confiança no planejamento por parte de uma indústria é algo extremamente importante. Se o diretor de logística de uma empresa vai considerar a cabotagem para o seu transporte, o fato dele confiar naquela programação, e o fato dele poder acreditar que a carga dele vai ser entregue na hora agendada faz toda diferença pro cliente”, defendeu.
         Ela disse ainda que tal fator pode levar o usuário a aumentar a carga, aumentando assim a participação da cabotagem na cadeia logística. “Hoje nós temos cargas novas começando a embarcar e outras aumentando a sua participação no modal, como é o caso dos alimentos, eletrônicos e da carga refrigerada, por exemplo. Acho que tudo isso é um reflexo da confiabilidade do serviço do modal”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário