quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Movimentação de cargas em Santos tem crescimento recorde nos oito primeiros meses do ano

         A movimentação de cargas de cabotagem no Porto de Santos registrou crescimento recorde de 30% nos oito primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2014. O dado foi divulgado pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)  ecomprova a expansão do transporte marítimo na logística brasileira.
       Os números da Docas incluíram as mercadorias especificamente de cabotagem e as de transbordo. Segundo o levantamento da Codesp, a carga geral é a principal responsável pela alta nessa movimentação, com um crescimento de quase 20%. Em seguida, estão os granéis líquidos com 15% a mais.
       Nessas operações, as mercadorias contêinerizadas cresceram 30%: saltando de 381.350 teus, em 2014, para 495.294 neste ano. Do total de 2015, 238.009 teus foram pontualmente de transbordo.
      A chegada de novos terminais no complexo santista, também foi apontado como determinante para esse aumento. Com a chegada deles, houve a possibilidade de ampliar o espaço para armazenagem de cargas no complexo, aumentando a competitividade pela melhor tarifa – fatores que se mostraram decisivos para o crescimento das operações de cabotagem nos oitos primeiros meses do ano.
    O presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Angelino Caputo, disse que a chegada de dois novos terminais de contêineres ao complexo santista possibilitou isso: mais espaço para carga, mais competição e menores tarifas. “Eu acredito que a competição para a atividade econômica é positiva. Enquanto uns terminais forem mais eficientes que outros e oferecerem um custo melhor, os clientes serão beneficiados”, avaliou Caputo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário