segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Consultor da Abicalçados prevê que Brasil só voltará a crescer em 2017


         O crescimento da economia nacional deve ocorrer somente em 2017, afirmou o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, em São Leopoldo (RS), Marcos Lélis. Ele ressaltou a importância do planejamento das empresas para os desafios deste e do próximo ano.
        Com o objetivo de indicar os melhores caminhos para as empresas da cadeia coureiro-calçadista nacional , o economista ministrará, no próximo dia 5 de novembro, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, o Workshop Análise de Cenários.
       A realização do encontro é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O apoio é da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq).
         O professor discorrerá na oportunidade sobre as previsões para a economia mundial e nacional, com ênfase nos mercados de calçados, couros e componentes, destacando dificuldades na exportação, apesar do câmbio favorável. “Tivemos muitas dificuldades, sendo que a principal está localizada na Argentina”, afirma. A Argentina, segundo maior mercado para o calçado brasileiro comprou 20,3% menos produtos verde-amarelos entre janeiro e setembro na comparação com igual período de 2014 – um ano que já havia sido ruim, com queda de 6% ante o ano anterior", explica Lélis.
        Segundo ele, que também é consultor da Abicalçados, é a crise política que tem tido reflexos mais fortes na recessão econômica. Para o professor, o Brasil só deve voltar a crescer a partir de 2017, isso se forem resolvidas as questões políticas. Em 2015, a queda no PIB deve ser de 3%, amainando no ano seguinte para um tombo de 0,5% a 1%.
        Já a economia mundial, apesar das incertezas quanto aos rumos da China, deve crescer nos próximos dois anos, entre 3,2% e 3,5%, avaliou. Neste contexto, destou a recuperação da economia norte-americana e de países do Oriente Médio, América do Sul e Europa.
         O workshop promovido pelos calçadistas, contará ainda com um bate-papo entre representantes das entidades promotoras, Heitor Klein (presidente-executivo da Abicalçados), Ilse Guimarães (superintendente da Assintecal) e Cezar Müller (presidente da Abqtic que estará representando o CICB na oportunidade). O workshop é exclusivo para associados da Abicalçados, CICB, Assintecal e Abrameq. As vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail samantha@abicalcados.com.br ou telefone 51 3594 7011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário