quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cheia histórica do Lago Guaíba ameaça cargas no porto de Porto Alegre

         A maior cheia nos últimos 60 anos no Lago Guaíba, que banha Porto Alegre, ameaça atingir as cargas armazenadas no porto local. O superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul, Luiz Alcides Capoani diz que as águas podem chegar a produtos como grãos e fertilizantes.
         Apesar de preocupado com a possibilidade, Capoani considera remota a possibilidade de que isto aconteça. "Na semana passada, quando o nível do Guaíba subiu muito, houve um comunicado às empresas que armazenam cargas no porto para que houvesse a retirada", lembrou.
         Segundo o superintendente, o volume teria que alcançar um nível bem superior para atingir os produtos. Empresas de fertilizantes que utilizam as áreas do cais da capital gaúcha informaram que a água avançou, sem, contudo, atingir as cargas.
         O especialista em regulação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Frederico Rossi, conta que há casos na região metropolitana de Porto Alegre em que a água está invadindo portos como o do rio Gravataí. "Mas isso não significa que a carga está sendo atingida", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário