quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ceará cria Comissão de Comércio Exterior para identificar e solucionar gargalos na exportação e importação

         O Governo cearense, por meio da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado), instalou nesta quarta-feira a Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE). O órgão surgiu com o objetivo de identificar e solucionar gargalos da exportação e importação. O empresário Roberto Marinho foi escolhido presidente e comandará um colegiado que envolve as principais entidades ligadas ao segmento, incluindo a Secretaria estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE).
         Os representantes de entidades lamentaram a perda de espaço na exportação pelo Estado do Ceará e cobraram, principalmente, destravamento de burocracias. O diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Alci Porto, colocou a entidade à disposição para preparar MPEs para exportação e reivindicou um plano de internacionalização deste setor, que representa apenas 3% das empresas que exportam no Brasil. Em outros países, chega a 50%. “Falta uma política de governo que crie um Simples da Exportação”, disse.
         A reunião de criação da CCE contou também com representantes da Cearáportos, Receita Federal, Correios, Fiec e o Sindicato dos Operadores Marítimos também enviaram representantes à formação da CCE. O presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Mário Lima Júnior, ressaltou que se consolidar no mercado internacional é muito difícil e não dá mais para o Ceará retroceder nessa questão.
Ferruccio Feitosa, presidente da Adece, deixou claro que o foco está em resultados e que essa não seria mais uma comissão a ser criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário