sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Porto de Houston investirá US$ 700 milhões nos próximos dez anos

         O Porto de Houston quer assegurar sua capacidade de melhorar o serviço aos clientes, carregadores e transportadores marítimos. O novo plano estratégico do complexo tem o ‘Nós estamos prontos’”. Desta forma a autoridade do complexo norte-americano se define diante do atual cenário e infraestrutura oferecida. Com ações que incluem o aprofundamento do seu canal de navio de 46 pés, que visa acomodar os maiores navios do mundo em seus terminais, o complexo também está alocando recursos em novas gruas super-pós-panamá, RTGs, novos cais na Bayport Terminal de Contentores e modernização nos terminais Barbours Cut.
          Ao longo dos próximos dez anos, o porto texano receberá investimentos na ordem de US$ 700 milhões a serem alocados no Barbours Cut Container Terminal e mais 1 bilhão de dólares no Bayport Terminal de Contêineres. Somado a isso, melhorias estão sendo encaminhadas nos acessos ferroviários intermodais na Bayport e, ainda, na expansão de suas ofertas através de rampas.
          Considerado um dos principais complexos portuários dos Estados Unidos em termos de movimentação, tendo manipulado 1,951,088 de teus no ano passado, Houston, hoje, é o sexto maior porto do país no que se refere à tráfego conteinerizado e é importante parceiro do Brasil. Nesta corrente de comércio, o porto tem sido a porta número um com o mercado americano desde 2009 e, este ano, tem visto as exportações brasileiras crescerem ainda mais.
          Após concluir o serviço de dragagem, a autoridade portuária de Houston se diz pronta para a expansão do Canal do Panamá e para a movimentação de navios de maior porte. Para ainda esse ano, o complexo diz que espera um bom resultado, especialmente com o crescimento das exportações brasileiras, devido à valorização do dólar.
         “Estamos trabalhando em conjunto no Brasil com entidades de classe, como a Associação Comercial de São Paulo, Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), e a Confederação Nacional da Indústria, bem como federações estaduais. Temos projetos no pipeline para construir Houston como um “hub” para as exportações brasileiras e esperamos fechar 2015 com um crescimento de 20%, nesta corrente, se comprarmos com o ano passado”, informa a autoridade portuária. Para 2016, a tendência deve ser a mesma, segundo o porto, suas exportações devem continuar avançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário