sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Justiça de SC determina que BNDES envie proposta de refinanciamento a transportadoras



         A Comarca de Tangará (SC) emitiu duas decisões que atendem o pedido feito por uma empresa da cidade do oeste catarinense. A sentença determinou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) envie proposta de refinanciamento,  no prazo de 5 dias, para a transportadora. 
       A decisão proibiu, ainda, que a instituição financeira inclua o nome da companhia em órgãos de proteção ao crédito, até receber resposta da nova proposta financeira.  A multa diária, caso a decisão não seja cumprida, foi fixada em R$ um mil. 
        O advogado, especialista no setor do transporte rodoviário de cargas e responsável pelos pedidos destas empresas, Cassio Vieceli, argumentou que este entrave enfrentado pelos transportadores inviabiliza o trabalho dos empresários do setor.
       “Os bancos deveriam cumprir o que diz a lei, pois existe uma Resolução do Banco Central e uma circular, só que os bancos estão desrespeitando. Por isso, os transportadores devem buscar judicialmente, para que o judiciário obrigue eles a cumprirem a lei ”, esclareceu Vieceli.  
         Com a resolução editada pelo Governo Federal neste ano, as últimas 12 parcelas a vencer seriam deixadas para pagamento após um ano do vencimento, ou seja, os transportadores trabalhariam um ano sem precisar pagar as parcelas.
         Os bancos, no entanto, se recusam a cumprir. “ Esta conquista do financiamento foi alcançada após as paralisações de março", explicou o advogado. Ele lembrou que, além de enfrentar as negativas dos bancos, os transportadores ainda sofrem ações de busca e apreensão.
         A resolução limita essa oportunidade apenas para as empresas com faturamento anual de até R$ 2,400 milhões. Ela é destinada para quem busca adquirir ou fazer  arrendamento mercantil de caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos- mecânicos, reboques, semirreboques, tanques e afins, carrocerias para caminhões, novos ou usados; sistemas de rastreamento novos; seguro do bem e seguro prestamista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário