segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Grupo Libra eleva em 21% os investimentos em sustentabilidade nos seus terminais

         O Grupo Libra, operador de portos, aeroportos e terminais, está cada vez mais engajado quando o assunto são questões voltadas para a sustentabilidade. A companhia elaborou um Relatório Anual de Sustentabilidade de 2014 mostrando que registrou aumento de 21% nos investimentos relacionados ao meio ambiente. As emissões de gases de efeito estufa (GEE), por exemplo, são consideradas dentro da empresa um dos seus impactos ambientais mais relevantes.
         “Por esse motivo, há cinco anos investimos no monitoramento, na gestão e na aplicação de novas tecnologias e soluções para reduzir as emissões de gases. Como resultado, somente em 2014, reduzimos em 12% as emissões diretas, se comparado a 2013, cujo resultado se deu pela implantação de novas tecnologias, como filtros ionizadores nos motores da CNA (Companhia de Navegação da Amazônia), redução das emissões fugitivas da Libra Logística Campinas e redução da produção, principalmente na Libra Terminais Santos e Rio, e Logística Cubatão”, explicou o presidente do Grupo, Marcelo Araújo.
         Segundo ele, desde 2010 a companhia tem apresentado reduções contínuas em suas emissões diretas (principalmente a queima do diesel), que somadas chegam a 37%. Além disso, a companhia investiu cerca de R$ 76 milhões na compra de 12 RTG´s eletrificados, que já estão operando na Libra Terminais Rio, a fim de substituir equipamentos até então movidos a diesel. “Com a chegada desses novos equipamentos sustentáveis, a partir de 2015 poderemos observar a redução das emissões no nosso terminal do Rio de Janeiro", disse.
         "Para legitimar todo nosso empenho em contribuir para um meio ambiente melhor, em 2014 fomos reconhecidos como empresa Mais Sustentável do Setor de Transporte e Logística, pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Esse prêmio reflete a decisão do Grupo Libra, tomada há alguns anos, de fazer da sustentabilidade parte integrante do cerne da gestão da companhia”, ressaltou Araújo.
         O constante investimento em novos equipamentos de última geração, destacou o executivo, trazem além do aumento significativo da produtividade dos terminais, redução na emissão dos gases de efeito estufa, que é um dos principais poluentes ao meio ambiente. Atendendo ainda a novos conceitos de sustentabilidade e padrão logístico do mercado, a Libra, inaugurou um armazém sustentável em Campinas ((SP), no ano passado.
         A água armazenada é utilizada nos banheiros e vestiários do armazém, que contribui com a redução de consumo de água do terminal e minimização de impactos ambientais. Além disso, ele conta com um sistema de iluminação artificial e também telhas translúcidas prismáticas que permitem boa luminosidade mesmo com o sistema de iluminação artificial desligado, contribuindo para redução de energia elétrica. “Além disto, temos uma estação de tratamento de esgoto que atende o terminal. A unidade possui 10mil m² de área, com 12.500 posições paletes totalmente verticalizados, com 20 docas para entrada e saída de cargas, 10 equipamentos elétricos (07 empilhadeiras + 03 transpaleteiras), e conta com um moderno sistema de segurança eletrônica, com câmeras em HD e acessibilidade para deficientes físicos”, acrescentou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário