quarta-feira, 2 de maio de 2018

China é o terceiro maior importador de veículos via marítima

       O forte crescimento das importações de automóveis desde o início da década de 2000, colocou a China como o terceiro maior importador de veículos do mundo, atrás dos Estados Unidos e da União Europeia. A participação do pais no ano passado foi de 6% das operações mundiais de carros por via marítima.
      Mesmo assim, esse avanço chinês no segmento não tem percorrido um caminho fácil. De fato, em 2017, as importações ficaram 13% abaixo do nível de 2014. A situação é consequência das constantes mudanças de provedores e o entorno político.
       No ano passado, as importações chinesas de carros pelo modal marítimo somaram 1,2 milhões de unidades. O mercado chinês está dominado por veículos produzidos no país, com as compras no exterior representando apenas 4% do total das vendas no mercado interno.
      Apesar deste percentual baixo, a China tornou-se um importador importante em nível mundial. O volume, no entanto, ainda ficou bem abaixo dos Estados Unidos, com 4,7 milhões de carros importados e a União Europeia, com 3,3 milhões. As importações mundiais alcançaram 29 milhões de unidades em 2017.
       Depois que a China ingressou na OMC (Organização Mundial do Comércio), as importações cresceram fortemente e aumentaram em 32% no período 2002/2008. As medidas de estímulo determinadas pelo governo de Pequim ajudaram a duplicar as importações em 2010 e a expansão seguiu em percentuais elevados até 2014. A partir de 2015, o crescimento diminuiu em decorrência do crescimento mais moderado da economia chinesa como um todo e do fortalecimento da indústria nacional de carros.
        O pool de provedores das importações de automóveis na China também evoluiu neste período. Na década de 2000, o Japão era o maior exportador de veículos para o país, mas viu encolhida sua participação em mais de 20% nos últimos anos, enquanto que a entrada de carros oriundos dos Estados Unidos e da União Europeia cresceu significativamente.
       Os fabricantes norte-americanos abocanharam 23% das compras de carros importados na China no ano passado, superando a Alemanha, com um crescimento de 38%. A maior liberação do mercado para produtos estrangeiros e o aumento da demanda por carros de luxo, especialmente europeus, deverão incrementar ainda mais a presença de marcas de fora no país nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário