quinta-feira, 17 de maio de 2018

Terminal de Buenos Aires vai gerar US$ 15 milhões de economia para os exportadores

         O Ministério dos Transportes da Argentina, por meio da Administração Geral do Porto de Buenos Aires, decidiu eliminar os tributos tarifários aos contêineres do tipo High Cube dos exportadores e importadores a partir de junho. Os equipamentos deste tipo, devido a seu grande tamanho, geram remanejos e obrigam a subutilização de espaços de estiva. Por isso, se aplicava uma sobretaxa de 160% na comparação com o contêiner standard.
       A atual gestão do porto da capital argentina tem como um dos seus objetivos de trabalho devolver ao terminal a competitividade e, já que na atualidade, os High Cube representam 55% do total de contêineres que saem do país a partir do complexo portenho, as autoridades portuárias consideram que esta medida é fundamental para fomentar as economias regionais e a atividade produtiva do país.
       A medida representa uma economia anual para os exportadores de aproximadamente US$ 15 milhões. "Teremos uma enorme responsabilidade, administrar o único porto federal do país é administrar uma grande parte da economia argentina. Esta medida, reclamada há anos pelo setor é um passo importante para voltar a fazer do terminal da capital um porto competitivo e líder na região, com regras claras e previsíveis", disse Gonzalo Mórtola, da Autoridade do Porto de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário