segunda-feira, 14 de maio de 2018

Terminal cubano de Mariel quer se converter em hub continental de contêineres

       O novo terminal cubano de contêineres de Mariel espera se converter em um centro regional de movimentação de cargas quando completar sua dragagem no próximo ano. A expectativa é de que o porto, que recebeu financiamento de US$ 1 bilhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tendo a obra tocada por construtoras brasileiras, possa receber navios de grande tamanho, segundo o seu gerente geral, Charles Baker.
       A especulação foi divulgada pela agência britânica Reuters neste domingo. O complexo está localizado a 45 quilômetros a oeste de Havana, e começa a receber um parque industrial onde Cuba espera atrair investimentos estrangeiros, oferecendo isenção de impostos e de aduana. O projeto faz parte da reforma de mercado para impulsionar a anêmica economia da ilha.
       Depois de abrir em 2014, o porto começou a receber embarcações conteneiras que anteriormente passavam pelo terminal antigo de Havana. No ano passado, processou um recorde de 335 mil unidades de carga, um acréscimo de 2% em relação a 2016. Baker acredita que este ano haverá novamente um ligeiro crescimento nas operações.
       Entretanto, como a maioria de seus negócios provém de importações e exportações cubanas, o porto ficou limitado pelo desempenho da economia local, que acusou problemas com uma crise efetiva nos ultimos anos. Apesar disso, empresários querem explorar a expansão do Canal de Panamá, proporcionando instalações de boa qualidade e convertendo o terminal cubano em um centro para transportadores oceânicos, proporcionando serviços às costas Leste e Oeste da América do Norte com embarcações menores.
       Para isso, é necessário dragar mais profundamente seu canal de acesso para poder receber os enormes navios post-panamax. O embargo norte-americano também é um obstáculo para o comércio com o vizinho do norte de Cuba a partir do governo Donald Trump, que revogou o acordo que havia sido assinado com o ex-presidente Barack Obama.
       "O projeto de dragagem deve cumprir sua próxima fase antes do final do semestre e vai gerar a possibilidade de receber embarcações de dimensões post-panamax, que medem 334 metros de cumprimento", explicou Baker. A dragagem será finalizada em 2019, permitindo que navios de até 366 metros operem no terminal de Mariel, revelou a Reuters.

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