sexta-feira, 11 de maio de 2018

Parlamentares gaúchos conseguem garantir recursos para dragagem do canal do Porto de Rio Grande

       O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, garantiu nesta semana ao deputado federal Alceu Moreira (MDB) e ao deputado estadual Fábio Branco (MDB, na foto) a disponibilidade de recursos para a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A reunião ocorreu na noite de quarta-feira, 9, em Brasília (DF).
        “Estava em Brasília para outros compromissos, quando recebi do superintendente do Porto, Janir Branco, a informação de que o Ibama havia aprovado o Plano Conceitual de Dragagem de Manutenção do Canal. A partir disso, o deputado Alceu e eu procuramos o ministro, para buscar a garantia dos recursos para a dragagem. Ouvimos dele que a dragagem está no topo da lista de prioridades do ministério, devido à importância do nosso porto no cenário econômico do Estado e do sul do país”, relatou Fábio Branco.
        A primeira fase da dragagem prevê a retirada de cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos o que equivale a quase 20% do total do plano previsto em 18,7 milhões de metros cúbicos. Para que a dragagem avance, as próximas etapas também precisam ser aprovadas pelo Ibama.
       "Esse volume de sedimentos que precisa ser retirado foi obtido por meio de batimetria do canal. Os dados foram calculados para permitir a manutenção mínima e emergencial do calado oficial e das taxas legais de segurança", explicou Janir Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário