terça-feira, 15 de maio de 2018

Holandesa Royal IHC se instala em Montevidéu para cobrir os mercados do Prata e do Chile

       O Porto de Montevidéu recebeu nesta segunda-feira o navio Fairpartner Willemstad, de bandeira holandesa, procedente de Rotterdam. A embarcação trouxe carga de projeto integrada pela proa e popa, além de outros componentes menores da nova draga D11 21 de Julio, da ANP (Administración Nacional de Puertos).
       "A operação é muito importante para o cronograma que avança de acordo com as datas previstas no contrato", afirmou o responsável pelo projeto da Royal IHC, dos Países Baixos, José Rivero. A empresa também ficou encarregada da construção, há meio século, da draga número 7, da ANP, ainda em serviço.
       Segundo o executivo, essa é uma operação distinta porque em seus mais de 400 anos de história da Royal IHC, é a primeira vez que na construção de uma draga participam dois países: Holanda e Uruguai, de forma simultânea.
      Rivero adiantou que nos próximos dias desembarcarão do navio a proa, a popa e alguns outros componentes menores que logo serão colocados no dique do Cerro, a oeste de Montevidéu, pertencente ao Servicio de Construcciones, Reparaciones y Armamento de la Armada (SCRA). No local, serão ajustadas as outras peças, fabricadas no Uruguai, como o corpo central da draga, onde se destaca a cãntara, com uma capacidade de armazenagem de 4.200 metros cúbicos.
      A draga, que demandou um investimento do governo uruguaio de US$ 61 milhões, terá 91 metros de escora e 18 metros de manga e capacidade de até 32 tripulantes. A embarcação será utilizada para operar no canal de acesso ao porto de Montevidéu e em alguns pontos do rio Uruguai, limite natu entre o país e a Argentina. A draga está dotada de tecnologia de ponta que contribuirá para as operações futuras.
     "De acordo com nossa planificação, teremos dois meses para concluir os trabalhos básicos e, antes de finalizar o ano, realizaremos os testes de mar", apontou o executivo. Segundo ele, o projeto foi "o ponto inicial para a instalação em Montevidéu de uma filial do grupo holandês, que atuará nos mercados do Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile".A expectativa é de atender serviços de construção e reparos de dragas e ainda do segmento off shore, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário