segunda-feira, 28 de maio de 2018

Porto de Antofagasta recebe maior navio de contêineres que já operou no seu cais

          O ATI (Antofagasta Terminal Internacional), do Chile, recebeu neste sábado o maior navio porta-contêineres que já operou no seu caís, o AP Moller, da Maersk. "Estamos orgulhosos de poder atender esta embarcação, que marca um feito na história portuária da cidade e do país e mostra que nosso terminal está preparado para receber navios de maior envergadura", disse o gerente geral da ATI, Enrique Arteaga, na cerimônia marcada para comemorar a chegada do navio e que contou com a presença de diversas autoridades.
           Segundo o executivo, a tendência da indústria da navegação é de cada vez mais utilizar navios de grande porte e garantiu que o terminal está preparado para atendê-los. O AP Moller faz parte do serviço AC3, rota direta entre o Chile e a Ásia, que tem frequência semanal. 
           "Não queremos apenas receber mais navios como este, mas sim estar fazendo tudo para que nosso porto seja um trunfo para a cidade. Ao assumir a concessão, implantamos tecnologia de última geração que colocou o terminal, antes apenas um porto mineral, na vanguarda do setor portuário chileno. Além disso, o trem chega com contêineres lacrados e estamos usando os contêineres de volteio. Tudo isso representa avanços que também contribui para melhorar a situação ambiental de Antofagasta", destacou Arteaga.
        Segundo ele, ainda há muito por fazer. "Esperamos seguir avançando com toda a cadeia logística-mineira da região. Estas são instâncias que demonstram o árduo trabalho que há por trás do porto. Estamos orgulhosos de contar com instalações de nível internacional para receber este tipo de embarcação e seguiremos centrados no esforço de modernização do terminal", acrescentou.
.         O AP Moller foi construído no ano 2000 e tem bandeira dinamarquesa, mede 347 metros de cumprimento, 42,8 de largura e tem capacidade para transportar 9.640 teus. O navio chegou a Antofagasta vindo do porto peruano de Iquique. A operação de desembarque e embarque tomou 21 horas e realizou 600 movimentos. O próximo destino da embarcação é o porto de San Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário