terça-feira, 8 de maio de 2018

Antaq autoriza reajuste de 16,7% nas tarifas do Porto de Santos

       A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou um reajuste de 16,7% nas tarifas do Porto de Santos. No entanto, não há informações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária), sobre quando as novas taxas deverão ser cobradas. A medida contraria, mais uma vez, os operadores do cais santista, que se queixam da alta tributação em suas atividades.
       O montante arrecadado com tarifas é utilizado pela Docas para a melhoria do complexo portuário. Além de remunerar os serviços administrativos, as taxas cobrem os custos para manter as condições de navegação e o balizamento do canal de acesso, desde a entrada do estuário até os berços de atracação.
       As redes e sistemas localizados na área do cais, como os de água, luz e telefone, bem como a vigilância, de responsabilidade da Guarda Portuária (Gport), também são custeadas com o montante arrecadado com as operações portuárias.
       A autorização para o reajuste das tarifas no Porto de Santos foi confirmada pelo diretor-geral da Antaq, Mario Póvia, na tarde da última sexta-feira, 2. Segundo ele, a decisão foi tomada pela diretoria da agência reguladora na sua reunião de terça-feira passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário