quarta-feira, 11 de abril de 2018

Terminais privados movimentam dois terços das cargas portuárias no país

         A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou nesta semana as estatísticas do setor aquaviário em 2017. De acordo com os índices anunciados, os terminais de uso privado movimentaram 721,6 milhões de toneladas em 2017, o que mostra um crescimento de 9,3% em relação a 2016. Enquanto isso, os portos públicos foram responsáveis pela movimentação de 364,5 milhões de toneladas, e tiveram aumento de 6,3% sobre o ano anterior.
        Entre as principais cargas transportadas, as duas mais movimentadas foram minério de ferro, com 395,4 milhões de toneladas, e petróleo e derivados, com cerca de 200 milhões de toneladas. Os dois itens passaram, em sua imensa maioria, por portos privados.
       Já os contêineres de soja e milho, em sua maioria, passaram por portos públicos. Isso demonstra o perfil de carga dos portos públicos e privados. Enquanto os particulares movimentam mais minérios, os públicos movimentam granéis agrícolas e contêineres.
       Segundo o gerente substituto de Estatística e Desempenho da Antaq, Leopoldo Kirchner, os terminais privados, apesar de especializados em determinados tipos de cargas, movimentam mais produtos porque estão em maior quantidade no país. Os portos públicos tem como característica principal movimentar qualquer tipo de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário