quinta-feira, 19 de abril de 2018

Governo indica recondução de Adalberto Tokarski para diretor-geral da Antaq

       O governo optou pela recondução de Adalberto Tokarski à diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O nome escolhido pelo Planalto foi publicado nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial, junto com indicações para outras agências reguladoras. O próximo passo para Tokarski confirmar seu retorno à agência é obter aprovação em sabatina no Senado.
       Segundo informações do setor, a indicação foi do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Atualmente, a diretoria da Antaq é composta por Mario Povia, diretor-geral substituto, e Francisval Mendes. Tokarski exerceu cargo de diretor-geral da Antaq até o final de fevereiro quando terminou seu mandato, para o qual foi nomeado em julho de 2016.
       O paranaense Adalberto Tokarski é engenheiro civil e chegou à diretoria da Antaq em maio de 2014. Antes, exerceu o cargo de gerente de desenvolvimento e regulação da navegação interior da Antaq (2006) e ocupou o cargo de superintendente de navegação interior da agência (2011). Também presidiu o conselho de autoridade portuária dos portos paraenses de Vila do Conde, Belém, Santarém, Outeiro e Miramar, entre 2007 e 2008.
       No ano passado, durante depoimento ao Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF), que apura denúncias de abuso de poder de servidores da Antaq e de uma suposta formação de cartel na cabotagem, Tokarski sugeriu a existência de perseguição por parte de alguns membros do comando da agência à empresa de navegação Posidonia Shipping. O então diretor-geral, que não é alvo da denúncia, indicou que membros da gerência e da diretoria da Antaq tiveram atitudes que podem ser interpretadas como abusivas e prejudiciais à empresa de navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário